Notícias | 03 de abril de 2025 18:22

Em visita ao aterro sanitário da Região dos Lagos, juíza ressalta importância da preservação ambiental

Juíza Alessandra Araújo no Aterro Sanitário Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia

A juíza Alessandra de Souza Araújo, titular da 1ª Vara de Araruama, visitou nesta quarta-feira (2) o Aterro Sanitário Dois Arcos, localizado em São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos). “A educação ambiental é imprescindível à mitigação da poluição, desta forma evitam-se danos e, via de consequência, há prestação mais efetiva dos serviços públicos, inclusive os judiciais”, afirmou a magistrada.

No local, onde praticamente todo o lixo de resíduos sólidos da região é encaminhado, também funciona a atividade de transformação do lixo em gás e energia.

A visita contou com a presença de quatro membros de associações ambientalistas locais e foi guiada por engenheiros responsáveis pelo monitoramento do aterro, que apresentaram o funcionamento do trabalho no local, tiraram dúvidas e transmitiram conhecimentos técnicos.

“Realizo pesquisa sobre a problemática do lixo no mestrado que curso atualmente na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em Direito da Cidade. O tema de minha dissertação reside na imperiosa necessidade de redução do consumo e produção de lixo”, disse a juíza. 

O antigo lixão da Região dos Lagos, quando os resíduos não possuíam tratamento, teve seu funcionamento encerrado há mais de quinze anos, conforme determinado pela Lei de Resíduos Sólidos nº 12.305/2010.

Atualmente, encontra-se parcialmente reflorestado, e recebe as cargas de lixo oriundos de municípios da Região dos Lagos com a separação e tratamento do chorume, bem como o processamento e gaseificação do lixo na Usina de Tratamento de Biogás e envio do gás metano para abastecimento de veículos movidos a GNV. A empresa atende aos municípios de Araruama, Rio Bonito, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Armação dos Búzios.

Leia também: TJ abre editais de eleição para Comitê de Atenção Prioritária ao 1º Grau
Foz do Iguaçu sediará o Congresso Brasileiro de Magistrados 2025 em outubro
Juíza Eunice Haddad prestigia lançamento de livro com textos de ministros e desembargador do Rio