Legislativo | 19 de maio de 2022 15:01

Em solenidade na Alerj, juízes prestigiam o Dia Nacional da Defensoria

O Dia Nacional da Defensoria Pública foi celebrado em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (19). Estiverem na homenagem os juízes Felipe Gonçalves, ex-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), e Richard Robert Fairclough, secretário-geral da Associação, a que representou na cerimônia.

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), destacou o papel da Defensoria para a Justiça.

“Para nós da Alerj é uma honra poder prestar esta homenagem à Defensoria Pública, que sempre cumpre um papel fundamental na nossa sociedade, de oferecer assistência e orientação jurídica àqueles em situação de vulnerabilidade e aos que mais precisam. É louvável o papel de todos os defensores em defesa dos direitos humanos.”

Na solenidade, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, disse que “o acesso à Justiça pela defensoria vai muito além do acesso ao judiciário. Se faz Justiça no dia a dia, na construção de política pública, com diálogo com o Parlamento e com o Poder Executivo”.

“A Defensoria Pública é marcada pela união interna. Todos têm o mesmo propósito de garantir o acesso à Justiça pela população.”, complementou Pacheco.

A presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de janeiro, Juliana Lintz, falou que os defensores são “profissionais concursados e vocacionados que se entregam à causa dessa população”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Rio de Janeiro (OAB-RJ), Luciano Bandeira, comentou a parceria da entidade com a Defensoria Pública.

“A advocacia e a Defensoria são dois elementos fundamentais para que a gente tenha uma sociedade democrática e acesso à Justiça. Não existe acesso à Justiça sem uma Defensoria Pública forte”, disse Bandeira.