Em solenidade na noite desta quinta-feira (8), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o juiz Akira Sasaki foi agraciado com a Medalha Tiradentes, maior honraria do Poder Legislativo fluminense. O secretário-geral da AMAERJ, juiz Richard Robert Fairclough, representou a Associação na cerimônia.
A homenagem teve a autoria da deputada Tia Ju (Republicanos), 2ª vice-presidente da Alerj. Além da parlamentar e do secretário-geral da AMAERJ, compuseram a mesa de autoridades da solenidade a desembargadora Adriana Ramos de Mello; o procurador Rodrigo Campestrini, da Câmara Legislativa do Distrito Federal; e familiares do magistrado homenageado, a esposa Carolina Amâncio Louly Sasaki e a mãe Maria Amélia Maia de Souza.
Estiveram presentes na cerimônia os juízes Bernardo Girardi, Cariel Bezerra, Jeilson Anders, Nilson Lacerda e Renan de Freitas Ongaratto.
Ao discursar, o homenageado agradeceu aos presentes pela homenagem e relembrou a própria trajetória profissional, enfatizando o projeto Júri Simulado, que implantou na Comarca de São João de Meriti. “Eu comecei esse projeto porque eu tive professores que diziam para levar as crianças ao Júri. Os olhos delas se enchem ao ver os juízes, promotores e defensores. É o que me emociona até hoje. Me orgulho muito de fazer parte desse projeto, que digo que pertence à toda Comarca de São João de Meriti”, declarou.
O juiz Richard Robert Fairclough destacou a longa jornada de serviços prestados ao Direito e à Justiça por Akira Sasaki. “É motivo de orgulho para a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro ter mais um juiz homenageado com a maior honraria da Assembleia Legislativa, Casa do Povo Fluminense. Solenidades como esta reafirmam a importância do Poder Judiciário e da Magistratura para o Estado Democrático de Direito e para toda a sociedade”, disse.
A desembargadora Adriana Ramos de Mello parabenizou a iniciativa de homenagear o juiz Sasaki. “Desde o início que conheci o Akira, sabia que ele faria diferença na vida das pessoas, por sua força e seu engajamento”, discursou a magistrada.
Akira Sasaki
O juiz Akira Sasaki é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, com especializações em diversas áreas, incluindo Administração e Polícia Judiciária pela Faculdade Fortium, Processo Civil e Processo Trabalhista pela Universidade Candido Mendes, e Direito Administrativo e Processo Administrativo, também pela UCM, com ênfase em Licitações e Contratos Públicos.
Ocupou o cargo de analista judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, entre 2011 e 2022, atuando como assessor de desembargador Cível e Criminal. Anteriormente, de 2002 a 2011, dedicou-se à advocacia na área de Direito Civil, com foco em Direito Empresarial.
É juiz do Tribunal de Justiça do do Rio de Janeiro (TJ-RJ) desde 2022. Assumiu a titularidade da 1ª Vara Criminal de São João de Meriti em fevereiro de 2023.
O magistrado foi o idealizador do projeto Júri Simulado em São João de Meriti, que tem por objetivo destacar e demonstrar diversas carreiras jurídicas aos alunos de escolas públicas do município e orientar para a prevenção de crimes no ambiente escolar, tais como bullying, homofobia, racismo e crimes contra honra, entre outros.
É autor da obra, em formato digital, “Compilado de Súmulas e Jurisprudência do TJ-RJ”, que reúne súmulas e Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDRs) do TJ-RJ comparadas com as jurisprudências dos tribunais superiores.
Leia também: Presidente Eunice Haddad aborda pautas da Magistratura nas reuniões da AMB, em Belém
COMAQ abre inscrições para preencher 60 vagas do Grupo de Sentença
Presidente Eunice Haddad e líderes associativos se reúnem com o futuro corregedor nacional de Justiça