Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) promoveu uma ação social em que foram oferecidos diversos serviços para pessoas com deficiência. A juíza Keyla Blank de Cnop, diretora de Acessibilidade e Inclusão da AMAERJ, representou a Associação no evento realizado na manhã de quinta-feira (30).
“Trouxemos o Estado para dentro do Tribunal para, de forma eficiente, poder dar acessibilidade às pessoas com deficiência. Essa é a intenção do evento. Ninguém sairá daqui hoje sem ter seu serviço deferido”, afirmou a juíza Keyla de Cnop.
O encontro foi organizado pela Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), pelo Departamento de Acesso à Justiça Social e Acessibilidade (Deaju) e pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai). Os atendimentos aconteceram no térreo da Lâmina 3 do Fórum Central.
A presidente da Comai, desembargadora Regina Lúcia Passos, destacou a importância do evento. “Já é o segundo ano que nós estamos, de forma marcante, contribuindo para essa pauta tão importante que é a visibilidade e a acessibilidade para as pessoas com deficiência, que enfrentam muitas barreiras na vida social.”
O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ, disse estar feliz de o Tribunal poder participar da atividade. “Fico satisfeito, não só na qualidade de presidente de poder apoiar esse movimento, mas também de dar sequência ao projeto que sempre tive de envolver o Tribunal em ações sociais, entendendo que nós temos responsabilidade social”, disse o desembargador.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1992. O objetivo é promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
À tarde, cinco magistrados do TJ-RJ participaram de um bate-papo com servidores. Estiveram na roda de conversa, organizada pela Escola de Administração Judiciária (Esaj), a desembargadora Regina Lúcia Passos e os juízes Keyla Blank de Cnop e Rafael Rodrigues Carneiro (diretores de Acessibilidade e Inclusão da AMAERJ), Rodrigo Rocha de Jesus (presidente da Regional da Associação em Itaperuna) e Cláudia Márcia Gonçalves Vidal.
Também participaram do debate a neuropsicopedagoga Claudia Cavalcante, a advogada Deborah Prates, a oficial de Justiça Rosane Pitanga, o membro da Comai Marcio Castro de Aguiar e o professor Armando Nembri.
Leia também: AMAERJ parabeniza magistrados do 21º Concurso pelos 29 anos de posse
TJ abre inscrições nos Núcleos de Justiça 4.0 de prestadoras de serviços públicos e instituições bancárias
TRE-RJ homenageará a presidente da AMAERJ, desembargadores e personalidades nesta sexta-feira