Artigos | 30 de agosto de 2021 16:15

Em artigo, reitor de universidade destaca livro de desembargador

Desembargador do TJ-RJ Wagner Cinelli | Foto: Brunno Dantas/TJ-RJ

O site Monitor Mercantil publicou, na quinta-feira (26), artigo em que o reitor Paulo Alonso, da Universidade Santa Úrsula, destaca as obras mais recentes de Wagner Cinelli, desembargador do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). No texto, o acadêmico analisa o livro “Sobre Ela, uma história de violência”.

Em “Wagner Cinelli, observador atento do mundo”, o professor universitário explica que o autor da obra publicada pela editora Gryphus escapa da dicotomia entre as Ciências Jurídicas e Sociais ao analisar a violência contra a mulher. Alonso relembra a experiência do magistrado como juiz criminal na década de 90, quando percebeu a quantidade de processos em que maridos agrediam as esposas e, mesmo assim, os matrimônios eram mantidos.

“Os questionamentos sempre feitos em relação aos problemas pelos quais a mulher passa […] são respondidos pelo autor”, afirma ele.

Leia aqui o artigo.

Leia também: Tribunal Pleno anuncia a lista tríplice para membro substituto do TRE-RJ
Museu de Justiça do Rio restaura processos sobre a família imperial
EMERJ debaterá o panorama da enfermagem em tempos de pandemia

Sobre ela: uma história de violência

A obra apresenta uma abordagem interdisciplinar, não focada apenas no contexto jurídico do assunto. Na publicação, o tema é tratado a partir da desigualdade de gênero que marca as sociedades no tempo e no espaço, com especial atenção à cultura. O livro aborda, também, a evolução legislativa, os programas e as políticas públicas desenvolvidos no Brasil.

A inspiração do desembargador para o livro foi o roteiro do curta-metragem de animação “About Her (Sobre Ela)”, que escreveu e dirigiu. Assista ao trailer do curta.