AMAERJ | 16 de março de 2017 15:29

Em ano de crise, AMB prega atuação institucional eficiente e proativa

 

Em um ano de crise, em que a magistratura terá de voltar a enfrentar grandes desafios no Congresso Nacional, a AMB está mobilizada para garantir uma atuação institucional proativa e eficiente na atual gestão. Com uma série de projetos de lei e PECs no Legislativo que ameaçam prerrogativas da magistratura, a instituição nacional promoveu nesta quarta-feira (15) uma reunião para traçar estratégias conjuntas das secretarias de Assuntos Institucionais e de Articulação com STF, Tribunais Superiores e CNJ, em Brasília.

O encontro foi conduzido pela vice-presidente Institucional da AMB e presidente da AMAERJ, Renata Gil, para alinhar os trabalhos das duas áreas e garantir uma atuação institucional proativa e eficiente da entidade.

“Os colegas da AMB apresentaram sugestões e se mostraram muito dispostos a trabalhar duro, sabendo que este será um ano difícil”, disse Renata Gil. Segundo ela, os magistrados pretendem atuar ainda em pautas coletivas que já estão em andamento nos tribunais e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Também participaram da reunião o desembargador Fábio Dutra (secretário de Assuntos Institucionais da AMB e 1ª Câmara Cível do TJ-RJ) e a juíza Marcia Succi (secretária de Articulação da AMB com STF, Tribunais Superiores e CNJ e diretora de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ).

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, defende a necessidade da presença permanente de membros das secretarias nas instituições sensíveis aos pleitos da carreira. “Precisamos atuar nessas frentes para dar todo o apoio aos magistrados nas causas sobre as prerrogativas, levando aos conselheiros e ministros o que for de interesse da magistratura”, esclareceu Fábio Dutra.