*ConJur
Para evitar sobrecarga no sistema, como aconteceu no primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai bloquear o download do aplicativo e-Título neste domingo (29), data do segundo turno das eleições municipais. O programa para celular é uma versão digital do título de eleitor e pode ser utilizado para justificar ausência na votação, por exemplo.
Leia também: Desembargadores elegem nova administração do TJ-RJ na segunda (30)
Aplicativo Maria da Penha Virtual apoiará mulher vítima de violência
AMAERJ parabeniza magistrados pelos 29 anos do 12º Concurso
No primeiro turno, muitos eleitores não conseguiram utilizar o aplicativo. Naquela data, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o sistema teve uma instabilidade devido a quantidade de gente que “deixou para baixar em cima da hora”.
O Tribunal afirma que aproximadamente 16 milhões de eleitores já têm o aplicativo, o que equivale a aproximadamente 10% do eleitorado brasileiro. No primeiro turno, 2,2 milhões de pessoas utilizaram o programa para justificar suas ausências.
O e-Título poderá ser baixado até as 23h59 de sábado (28). No domingo, somente será permitido o download de atualizações do aplicativo (para quem estiver com a versão desatualizada). O acesso ao programa será normal ao longo do dia para quem já tiver baixado.
Além da justificativa, o e-Título pode ser usado para consultar o local de votação, verificar a situação do eleitor e para a identificação do votante na seção eleitoral.
O aplicativo do TSE pode ser baixado gratuitamente nas lojas de download Play Store e App Store, dos sistemas operacionais Android e iOS.