Notícias | 14 de novembro de 2024 08:28

Eleições do TJ-RJ: Entrevista com o desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes

Magistrado: 1990 • Desembargador: 2008 • 4ª Câmara de Direito Privado
Candidato à 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça

Desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes | Foto: Camilla Alcântara

AMAERJ – Por que decidiu concorrer à 3ª Vice-Presidência?
Desembargador Heleno Pereira Nunes – Começo agradecendo à AMAERJ a abertura deste espaço para os candidatos aos cargos da Administração do Tribunal de Justiça veicularem suas ideias. 

É notório que as funções exercidas pelo Terceiro Vice-Presidente são, entre aquelas desempenhadas pelos integrantes da Administração Superior do Tribunal de Justiça, as que mais se aproximam daquelas desempenhadas no dia a dia pelos julgadores e, por isso, são as que melhor se compatibilizam com o meu perfil.

Nos anos de 2003 e 2004, durante o mandato do saudoso Desembargador Raul Quental, exerci as funções de Juiz Auxiliar da Terceira Vice-Presidência. A partir daí, passei a imaginar que se algum dia tivesse a pretensão de concorrer a algum cargo na Administração do Tribunal de Justiça, este seria o de Terceiro Vice-Presidente. 

AMAERJ – Quais suas principais propostas?
Desembargador Heleno Pereira Nunes – Todos têm ciência do grande volume e da diversidade de tarefas afetas à Terceira Vice-Presidência. Assim, ao longo dos últimos anos, os Colegas que exerceram o cargo trabalharam continuamente para o desenvolvimento e para a melhoria dos serviços prestados.

Caso eleito, contando com o auxílio das novas ferramentas tecnológicas, em especial a Inteligência Artificial, cuja implantação já se iniciou, e do criterioso trabalho dos Juízes Auxiliares, o objetivo central da gestão será o aprimoramento dos serviços na busca contínua da sua eficiência. 

Apresento aos (as) colegas, cordiais saudações.

Trajetória

• Magistrado: 1990
• Desembargador: 2008
• 4ª Câmara de Direito Privado

– Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – 1981/1985
– Aprovação em Concurso Público para advogado do BNDES – 1984
– Advogado da Fundação Nacional Pró Memória – 1986/1987
– Aprovação em Concurso Público para o Ministério Público do Estado de Minas Gerais – 1987
– Promotor de Justiça no Estado do Rio de Janeiro – 1987/1990
– No Tribunal de Justiça, integrou a Comissão de Regimento Interno; o Conselho de Vitaliciamento e o Órgão Especial.
– Presidiu a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI); a Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade (COSUS) e a Comissão do LIII Concurso Público para ingresso nas Atividades Notariais e Registrais do Estado do Rio de Janeiro.
– Atualmente, integra o Conselho da Magistratura e a Comissão de Políticas Institucionais para integração da Gestão Estratégica, Financeira e Orçamentária (COPAE).

Leia também a entrevista com o desembargador Rogerio de Oliveira Souza, candidato à 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça.

| Confira aqui a revista Fórum especial das Eleições do TJ-RJ