Notícias | 27 de novembro de 2020 16:56

Eleições do TJ-RJ: Entrevista com José Carlos Maldonado

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro elegerão na próxima segunda-feira (30), às 11h, a nova administração da Corte para o biênio 2021/2022. A AMAERJ disponibiliza os canais de comunicação da entidade para os candidatos, por meio de entrevista, apresentarem suas propostas. Confira abaixo a entrevista do desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, candidato ao cargo de 1º vice-presidente do TJ-RJ:

Desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho

AMAERJ: Por que o sr. decidiu concorrer ao cargo de vice-presidente do TJ-RJ?

José Carlos Maldonado de Carvalho: Sou magistrado há 32 anos, com efetivo exercício na função julgadora, o que me habilita a concorrer para um dos cargos da alta administração do Tribunal de Justiça.

A carreira da Magistratura tem seus ciclos produtivos, inclusive no exercício da função administrativa, o que também faz parte da minha formação profissional.

AMAERJ: Quais suas principais propostas?

José Carlos Maldonado de Carvalho: A 1ª Vice-Presidência tem as suas competências bem definidas, razão pela qual, além de distribuir os recursos, o 1º vice-presidente conduz e preside as sessões da Seção Cível do Tribunal de Justiça.

Tenho a certeza de que é pelo diálogo que se administra com segurança e transparência. 

Pretendo dar maior visibilidade às decisões da Seção Cível, com a edição de Boletim Informativo mensal e outro, anual, da jurisprudência daquela Corte. 

Currículo do candidato

– Bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho e mestre pela Universidade Estácio de Sá.

– Ex-juiz auxiliar da Presidência do TJRJ;

– Ex-secretário do Colégio Permanente de Diretores de Escolas da Magistratura (Copedem).

– Ex-presidente da Coseg e ex-supervisor da DGSEI.

– Presidente do Fórum de Direito do Consumidor da EMERJ por mais de dez anos.

– Autor dos livros “Direito do consumidor” (5ª edição) e “Iatrogenia e erro médico, sob o enfoque da responsabilidade civil” (4ª edição).

– Presido a 1ª Câmara Cível e componho a Seção Cível do TJRJ.