A EJE-RJ (Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro) promoverá, em 6 de novembro, o ciclo de palestras “Análise de dados e outras inovações na Administração Pública”. No encontro, das 14h às 18h, especialistas apresentarão experiências práticas, como a localização de vítimas em Brumadinho (MG) e auditorias em urnas eletrônicas.
Estarão presentes o presidente do TRE-RJ (Tribunal regional Eleitoral do Rio de Janeiro), desembargador Carlos Santos de Oliveira; o vice-presidente da Corte e corregedor eleitoral, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; e a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Gloria Heloiza Lima.
A diretora da Escola fará a segunda palestra sobre o “Uso de dados estatísticos na 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso”. O encontro será aberto pelo capitão Josias Soares de Freitas Jr., do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Ele falará sobre a “Análise de dados para a localização de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho”.
Fábio Porto, juiz auxiliar da presidência do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), abordará a “Transformação digital – Impacto da inteligência artificial nos processos de Executivo Fiscal”. A seguir, Cláudia Eirado, chefe do Núcleo de Estatística do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), falará sobre “Eleições gerais no Brasil: existe fraude nas urnas eletrônicas? Utilizando ciência de dados para auditar resultados dos pleitos brasileiros”. O encontro terminará com a palestra de Ana Lucia Martins da Silva, do TRE-RJ, sobre “Business Intelligence na Justiça Eleitoral/TRE-RJ Painel da Biometria”.
As inscrições estarão abertas até 4 de novembro pelo site da Escola Judiciária Eleitoral, para o público geral, ou pelo Sistema SACI, para servidores do TRE-RJ. O encontro será no auditório da EJE-RJ (Av. Presidente Wilson, 198, 2º andar, Centro do Rio). Para mais informações, envie e-mail para o asplan@tre-rj.jus.br ou pelo telefone (21) 3436-8029.
Leia também: Especialistas debatem na EMERJ a Lei de Abuso de Autoridade
Em Recife, 4º Fonajuc debaterá os desafios da carreira jurídica
Programa Juristur recebe 25 estudantes universitários da Estácio