O professor Darcy Ribeiro disse, em 1982, que “se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”. A frase “profética” foi relembrada pelo desembargador do TJ-RJ Benedicto Abicair (6ª Câmara Cível), nesta sexta-feira (10). “Não é de hoje que temos esse problema em relação aos presídios. Se não cuidarmos das crianças, não resolveremos os problemas dos adultos. A educação é o caminho para crianças e adolescentes não acabarem em presídios”, disse o magistrado.
Benedicto Abicair afirmou que o responsável pela crise do sistema carcerário é o Poder Executivo. “O Judiciário resolve os problemas que os outros não resolvem. Acaba desaguando em cima do Judiciário uma responsabilidade que não é do Judiciário, é do Executivo, de dar condições de vida para as crianças e adolescentes.”
Para o desembargador, é preciso um choque de gestão para promover mudanças estruturais. “Tem que haver um esforço comum de União, estados, municípios e entidades privadas para que possamos ter alguma esperança. Quando não há uma ocupação para crianças e adolescentes, o caminho deles é o crime.”
Desembargador desde 2006, Abicair escreveu o artigo “Escola ou presídio?”, publicado pelo jornal O Globo desta sexta-feira. Leia aqui o artigo.