Notícias | 09 de janeiro de 2019 15:31

Duque de Caxias recebe palestra sobre adoção internacional

A adoção de crianças brasileiras por estrangeiros será debatida no Fórum de Duque de Caxias em 31 de janeiro. A palestra “Adoção internacional – aspectos legais e práticos” é promovida pela Diretoria Geral de Gestão de Pessoas do TJ-RJ e pela Vara da Infância, do Adolescente e do Idoso do município da Baixada Fluminense.

O tema será abordado por integrantes da CEJAI (Comissão Estadual Judiciário de Adoção Internacional), e aberto pela coordenadora do grupo, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira. Além da ótica judicial, o assunto também será debatido pelas questões psicológicas e sociais. O evento é coordenado pela juíza Juliana Kalichztein e pela comissária de Justiça do Tribunal de Justiça do Rio Andréa Bacos.

Leia também: Corregedor e juiz do TJ-RJ debatem medidas para acelerar adoção
Revista publica artigo do juiz Daniel Konder sobre adoção
Artigo da presidente da AMAERJ em ‘O Globo’ destaca os desafios do novo governo

De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), este modo de adoção ocorre quando não há família brasileira disponível. A maioria dos casos ocorre com crianças maiores de 6 anos e com grupos de irmãos. A Itália é o país com a maior quantidade de adotantes de menores brasileiros – 13 dos 16 organismos estrangeiros credenciados na Autoridade Central Administrativa Federal (Acaf) são do país europeu. A Acaf é o órgão, no Brasil, que observa o cumprimento das obrigações relativas à adoção das Convenções de Haia de 1980 e 1993, além da Interamericana de 1989.

A palestra “Adoção internacional – aspectos legais e práticos” será em 31 de janeiro, das 11h às 12h30, no auditório do prédio anexo do Fórum de Duque de Caxias (Rua General Dionísio, 764 – Jardim 25 de Agosto). Veja abaixo mais informações do evento.

*Com informações do CNJ e do Ministério da Justiça e Segurança Pública