O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na noite desta quarta-feira, dia 25 de setembro. Ele foi agraciado com a “Medalha Tiradentes”, a maior comenda do Poder Legislativo do Rio de Janeiro, concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que, de alguma forma, tenham prestado serviços ao Estado, ao Brasil ou à humanidade. A Amaerj, representada pelos associados desembargadores Siro Darlan e Maria Henriqueta Lobo, prestigiou o evento.
Dom Orani recebeu ainda o “Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro”, concedido a personalidade nacional, oriunda de outras unidades da Federação que deem provas inequívocas de identidade e afetividade para com o estado. “É uma grande honra assumir essa identidade, essa cidadania. Ser alguém que tenha essa responsabilidade de ver, conhecer e lutar por esse povo que me concede essa grande honra de ser cidadão fluminense”, disse Dom Orani.
Dom Orani recebe comenda ladeado por autoridades / Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro
A solenidade, que ocorreu no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, foi presidida pelo deputado Paulo Ramos, e contou com a presença do autor dos títulos, o ex-deputado estadual Rodrigo Dantas. Também estiveram presentes o bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza; o vigário episcopal para a Comunicação Social, cônego Marcos Wiliam Bernardo; o pároco da Catedral, monsenhor Aroldo Ribeiro; o deputado estadual Robson Leite; o vereador Carlos Caiado, e o desembargador Siro Darlan. Durante a cerimônia houve a apresentação do Coral da Catedral.
Dom Orani João Tempesta é arcebispo da Arquidiocese do Rio desde abril de 2009.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro