Destaques da Home | 23 de novembro de 2021 12:24

Dois novos desembargadores são empossados no Tribunal de Justiça

Presidente da AMAERJ com os desembargadores Eduardo Klausner e Luiz Pereira e esposas | Foto: Evelyn Soares

Na presença de autoridades, amigos e parentes, os magistrados Eduardo Antônio Klausner e Luiz Márcio Victor Alves Pereira chegaram a uma nova etapa na carreira da Magistratura. Na noite desta segunda-feira (22), foram empossados desembargadores em cerimônia no Órgão Especial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

O presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, e a secretária do Conselho Deliberativo e Fiscal, Eunice Haddad, acompanharam a solenidade presidida pelo 1º vice-presidente da Corte, desembargador José Carlos Maldonado. Em breve saudação, ele afirmou: “Sigam, meus caríssimos desembargadores, o caminho do bem e da Justiça, que a solução sempre aparecerá”.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, fez o discurso de boas-vindas.

“São magistrados que irão conferir, através dos seus votos, conhecimento e, pelo que representam no mundo jurídico fluminense, maior qualidade a esta Corte de Justiça. A promoção de ambos ao topo da carreira judicial decorre do natural percurso que fizeram ao longo dos anos à frente da judicatura, labutando com esmero, perseverança, dedicação e seriedade. Merecem a promoção”, disse ao parabenizá-los.

Participaram da mesa solene o presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), desembargador Cláudio Dell’Orto; o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos; e o presidente do TJ-RJ no biênio 2015-2016, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

Autoridades, paremtes e amigos na posse dos desembargadores no Órgão Especial | Foto: Evelyn Soares

Promovido pelo critério de antiguidade, Eduardo Antônio Klausner foi o primeiro a discursar. O magistrado teve como paraninfos os desembargadores Bernardo Garcez e Nagib Slaibi Filho. Em discurso, destacou sua ascendência de magistrados: o pai, Ernani Klausner, é desembargador aposentado do TJ-RJ; houve juízes na família da mãe, Lélia. O novo integrante do 2º grau da Justiça do Rio se comprometeu em manter o bom trabalho exercido pelos parentes.

“O Poder Judiciário é uma instituição imprescindível para a existência e a manutenção do Estado Democrático de Direito. É preciso ter compromisso com as leis e com o bem-estar da população, sem ceder às investidas contra a Justiça”, destacou.

O desembargador Luiz Márcio Pereira, promovido por merecimento, discursou em seguida. Seus patronos foram os desembargadores Gizelda Leitão e Ricardo Cardozo. Pereira agradeceu o voto e a confiança dos colegas do Órgãos Especial e afirmou que manterá o ideal de Justiça.

“Nós não podemos esquecer que servimos à população, sempre com respeito, dignidade e ética. Asseguro que continuarei trabalhando com afinco, pois é um compromisso que tenho com os jurisdicionados e é o que o TJ espera de nós”, assinalou.

Desembargadores Eduardo Klausner e Luiz Pereira | Foto: Evelyn Soares

Currículos

Eduardo Antônio Klausner tem 57 anos. É bacharel em Direito (1988), mestre e doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Antes de ingressar na Magistratura, atuou como advogado (1988-1992) e defensor público do Rio (1992-1993).

No Tribunal de Justiça, trabalhou nas Comarcas de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Saquarema, Duque de Caxias, São Gonçalo e Capital e foi juiz-auxiliar da Corregedoria (2020). Era titular 7ª Vara da Fazenda Pública. Professor universitário e autor de livros jurídicos, Klausner integra a Academia Fluminense de Letras.

Luiz Marcio Pereira tem 51 anos. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), é mestre em Direito pela Universidade Estácio. O magistrado integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e coordenou a Fiscalização da Propaganda Eleitoral no Estado (2009-2011).

No TJ-RJ, atuou como juiz-auxiliar da presidência (2015-2016) e era, desde fevereiro deste ano, auxiliar da Corregedoria. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Luiz Marcio foi diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM) de 2009 a 2011.

Leia também: Curso de oratória para prova oral da Magistratura inscreve até o dia 2
Magistrados do Rio participarão de webinário do CNJ sobre setor aéreo
Justiça nega pedido da RioÔnibus para suspender licitação de novo modelo de bilhetagem eletrônica

Presidente e secretária do Conselho da AMAERJ com o desembargador Luiz Pereira e esposa | Foto: Evelyn Soares
Juízes Felipe Gonçalves e Eunice Haddad com o desembargador Eduardo Klausner | Foto: Evelyn Soares
Recém-empossado desembargador Eduardo Klausner com o 1º vice-presidente José Carlos Maldonado | Foto: Evelyn Soares
Desembargador Maldonado discursa na cerimônia | Foto: Evelyn Soares