AMAERJ | 11 de novembro de 2022 16:16

Diretor de Direitos Humanos da AMAERJ é eleito presidente do Fonajup

Diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, o juiz Daniel Konder foi eleito nesta sexta-feira (11) presidente do Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup) no biênio 2023-2024.

A eleição aconteceu no 13º Fonajup, recém-encerrado em Manaus. Participaram do evento a juíza Lorena Boccia, presidente do Fórum Estadual de Juízes da Infância e da Juventude do Rio (Foeji-RJ), e o juiz Sérgio Luiz Ribeiro, representante da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Dois enunciados da juíza Mônica Labuto, do TJ-RJ, foram aprovados pelo Fonajup. O enunciado 28 trata da permanência da criança ou adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar por prazo superior ao prazo legal estipulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O enunciado 30 prevê que detentores da guarda provisória da criança ou adolescente para fins de adoção possuem legitimidade para ingressar na ação de perda do poder familiar.

Juízes Daniel Konder, Lorena Boccia e Sérgio Luiz Ribeiro