A reunião sobre o tema “Diálogo Interdisciplinar sobre Direitos das Pessoas Idosas” será o primeiro evento de outubro da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Começará às 9h desta sexta-feira (1º), com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A promoção é dos Fóruns Permanentes de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez; de Biodireito, Bioética e Gerontologia; de Direito, Arte e Cultura; e de Direito e Relações Raciais. Também participam os Núcleos de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (Nupepaj) e em Bioética e Saúde Social (Nupebios).
Leia também: Comitê da Igualdade de Gênero do TJ lançará eBook sobre assédio
Filme do desembargador Cinelli, ‘Sobre Ela’ chega a 40 festivais
Advogado Sergio Bermudes recebe a maior honraria da OAB-RJ
A abertura do webinar será da diretora-geral da Escola, Cristina Tereza Gaulia, presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas e coordenadora do Nupepaj; e pela diretora de políticas para mulheres e idosos da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), Vanele Rocha Falcão César.
Haverá nove palestras com magistrados, médicos, artistas e escritores. A primeira palestra tratará do tema “Envelhecer da mulher negra no Brasil”, com a desembargadora Ivone Caetano, o juiz André Nicolitt e a escritora Vilma Piedade.
A segunda abordará o “Debate sobre a obra: velhos são os outros”, com as desembargadoras Andréa Pachá, Cristina Gaulia e Leila Mariano. “Vara da Infância, da Juventude e do Idoso?” será a terceira palestra, ministrada pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza.