Especialistas do Direito e da Saúde discutirão o tema “Direitos aos Idosos”, nesta quinta-feira (10), às 9h30, na EMERJ (Escola da Magistratura). O debate será promovido pelo Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia, presidido pela juíza Maria Aglaé Vilardo, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.
Na abertura do evento, Maria Aglaé debaterá “A preocupação com o futuro do Brasil: as pessoas mais velhas”. Durante o encontro será exibido o vídeo sobre envelhecimento e finitude de vida, gravado pelo compositor Gilberto Gil.
Entre os convidados estarão o juiz Renato Sertã, os especialistas Cláudia Burlá (médica geriatra) e Cristina Werner (psicóloga), a defensora pública Paula Ribeiro (Distrito Federal); o promotor Luiz Claudio Almeida (Rio de Janeiro) e a jornalista Mariza Tavares.
Também serão debatidos temas como “O impacto do envelhecimento populacional na contemporaneidade”, “Sistema de Justiça e proteção ao idoso no Brasil”, “As instituições de longa permanência para idosos e a cultura da não contenção” e a “Visibilidade às pessoas idosas”.
A reunião é aberta ao público. As inscrições devem ser feitas aqui.