Os desembargadores Wagner Cinelli e Luis Gustavo Grandinetti foram eleitos membros correspondentes, não residentes, da Academia Petropolitana de Letras (APL). A cerimônia de posse acontecerá na terça-feira (26), às 19h, no Teatro Imperial, no Centro de Petrópolis (Região Serrana).
A solenidade de posse acontecerá durante a outorga do Prêmio APL 2023.
Uma das mais antigas instituições culturais do país em funcionamento, a Academia Petropolitana de Letras tem 101 anos de fundação. A entidade já foi presidida pela escritora e cartunista Nair de Teffé (1886-1981), esposa do ex-presidente da República Hermes da Fonseca (1855-1923).
Wagner Cinelli de Paula Freitas é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ciências Sociais pela Uerj, com ênfase em Sociologia e Antropologia, e mestre em Política Criminal na London School of Economics and Political Science (Inglaterra). Advogou por seis anos, ingressou na Magistratura em 1992 e foi promovido a desembargador em 2008. É diretor Cultural da AMAERJ, músico, compositor e escritor de livros sobre violência de gênero.
Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho é graduado e doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal). Ingressou na Magistratura fluminense em 1992 e aposentou-se em 2012. É professor adjunto da Uerj e escritor de inúmeros livros sobre Direito.
Leia também: Inscreva-se para a roda de conversa da AMAERJ sobre mulheres na Magistratura
Presidente da AMAERJ, ministros e desembargadores participarão do ‘Colóquio França-Brasil’, na EMERJ
Curso do PJe tem inscrições abertas para juízes de quatro NURs e remanescentes