AMAERJ | 10 de outubro de 2025 13:27

Desembargadores Thiago Ribas e Sérgio Cavalieri são homenageados no TJ-RJ

Desembargador Thiago Ribas, presidente Eunice Haddad e desembargadores Maria Helena Machado e Sérgio Cavalieri

Fundamentais para a implantação dos Juizados Especiais no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), os desembargadores aposentados Thiago Ribas Filho, 1º presidente da AMAERJ (1992-1993) e presidente do TJ-RJ no biênio 1997-1998, e Sérgio Cavalieri Filho, presidente do TJ no biênio 2005-2006, foram homenageados nesta sexta-feira (10). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na solenidade no Fórum Central.

A homenagem aconteceu por iniciativa da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (COJES), do TJ-RJ, durante o seminário “Juizados Especiais: 30 anos da Lei nº 9.099/1995”.

A desembargadora Maria Helena Machado destacou a importância dos homenageados na implantação dos Juizados no Rio de Janeiro.

“Somos o reflexo do nosso passado. Devemos reconhecer a nossa história e, por isso, todas as homenagens são devidas aos desembargadores Thiago Ribas Filho e Sérgio Cavalieri Filho. O Sistema dos Juizados não seria o mesmo sem o empenho pessoal desses dois magistrados. O Rio de Janeiro até hoje precursor nesse sistema. Muito obrigado aos senhores”, disse.

O desembargador Joaquim Domingos também exaltou os homenageados. “São duas pessoas que têm a visão de 50 anos a frente. Eles conseguiram antever, estruturar um sistema e perceber que estavam diante de uma Justiça nova. Desembargador Thiago Ribas assegurou que juiz dos juizados não é juiz de segunda categoria. Desembargador Cavalieri trouxe os juizados para a EMERJ, local onde se cria ideias, e isso revolucionou ao fazer dessa nova Justiça um paradigma para o país inteiro. Eles são ícones e pais desse sistema”, afirmou.

Muito comovido, o desembargador Thiago Ribas agradeceu. “Estou profundamente emocionado. Tenho muita alegria por ter trabalhado com essa turma toda, particularmente os que fizeram parte do Tribunal naquela época. Muito emocionado por tudo o que vocês estão fazendo e ainda continuarão a fazer”, disse.

O desembargador Sérgio Cavalieri ressaltou que essa foi uma homenagem diferente. “Há homenagens e homenagens, algumas ocorrem por relevância política, social e bajulação. Mas, 30 anos depois, quando já deixamos a toga e a nossa atividade, ter um reconhecimento que fizemos lá atrás tem um significado muito maior. Obrigado por tudo.”

Os homenageados foram aplaudidos de pé no auditório. Também compuseram a mesa de autoridades a desembargadora Suimei Meira Cavalieri e os juízes José Guilherme Vasi Werner, Paulo Feijó e Fábio Costa Soares.

Os desembargadores Thiago Ribas e Sergio Cavalieri já haviam sido homenageados pela contribuição aos Juizados Especiais no mesmo auditório, em 2018, quando o TJ-RJ sediou o Fonaje (Fórum Nacional dos Juizados Especiais). À ocasião, além dos dois magistrados, foram celebrados os demais ex-presidentes da COJES: ministro Saldanha e os desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira e Joaquim Domingos.

Homenagem realizada no Fonaje de 2018 | Arquivo
Seminário realizado nesta sexta-feira (10)

Leia também: AMAERJ e magistrados do Rio participam da celebração dos 30 anos da Lei dos Juizados
Dirigentes da AMAERJ se reúnem com juízes da 5ª Regional em Nova Friburgo
Novos juízes se filiam à AMAERJ e à AMB e fortalecem o movimento associativo da Magistratura