Notícias | 24 de março de 2025 15:44

Desembargadores são homenageados no Órgão Especial em despedida do TJ-RJ

Desembargadores Nagib Slaibi Filho, José Carlos Varanda e Ricardo Couto | Foto: Rosane Naylor

A sessão do Órgão Especial desta segunda-feira (24) foi aberta com uma homenagem a dois magistrados que se aposentam compulsoriamente neste mês. Os desembargadores José Carlos Varanda e José Carlos Maldonado foram parabenizados pelos colegas e condecorados com a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense.

Os desembargadores Nagib Slaibi Filho e Luiz Zveiter, decano da Corte, agraciaram com as comendas José Carlos Varanda e José Carlos Maldonado, respectivamente, junto do presidente do TJ, desembargador Ricardo Couto.

A desembargadora Suely Lopes Magalhães, 1ª vice-presidente do Tribunal, falou sobre José Carlos Varanda em nome da Corte.

“A despedida será representada tão somente pela ausência física deste magistrado amigo, que não apagará jamais as memórias por ele deixadas nos espaços onde cultivou e protagonizou a sua vida profissional, desempenhando distintos papéis na dinâmica desta portentosa engrenagem jurídica. Traduzo este momento, querido amigo, como o início de um novo começo, onde a capacidade de se reinventar, analisando suas habilidades, sem confrontá-las, indicará um novo caminho e mais habilitadas, o que o permitirá prosseguir no curso da sua caminhada feliz e realizado”, disse.

Representando o TJ-RJ, o desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos discursou ao colega José Carlos Maldonado de Carvalho, destacando sua atuação como 1º e 3º vice-presidente do Tribunal.

“Com seu espírito conciliador, angariou a simpatia e a estima de todos os seus colegas, cultivou a arte de fazer amigos. Muito obrigado, Maldonado, pela oportunidade desse longo convívio que começou com estudo preparatório para o Concurso da Magistratura, transformada em amizade permanente, além de poder te saudar como um irmão nesta homenagem mais que merecida”, afirmou.

Desembargadores Luiz Zveiter, José Carlos Maldonado e Ricardo Couto | Foto: Rosane Naylor

O presidente Ricardo Couto também saudou os homenageados: “Eles deixaram e deixam um grande legado. Agradeço e parabenizo aos desembargadores por tudo o que realizaram em prol da Magistratura e dos jurisdicionados”.

José Carlos Varanda dos Santos bacharelou-se no ano de 1972 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), exercendo as atividades advocatícias até 1981, com ingresso na carreira da Magistratura em 1982. Iniciou sua jornada na Comarca de Paracambi, e após, Miguel Pereira, titularizando-se na 6ª Vara Cível de Duque de Caxias, com promoção para a 15ª Vara Cível da Capital. Foi promovido ao cargo de desembargador em 2001. Atuou e presidiu a 2ª Câmara de Direito Público. Em 2021, passou a ocupar cadeira no Órgão Especial.

José Carlos Maldonado de Carvalho formou-se em Direito pela Universidade Gama Filho em 1978. Desde 1977, atuou como inspetor da Polícia Civil, até 1987, quando tornou-se promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. No ano seguinte, tomou posse no TJ-RJ como juiz. Na Magistratura, iniciou nas Comarcas de Conceição de Macabu e Niterói, na 1ª Vara Criminal e na 6ª Vara Cível. Na Comarca da Capital, foi titular da 4ª Vara de Acidentes de Trabalho e da 5ª Vara Empresarial, onde permaneceu até ser promovido ao cargo de desembargador, atuando na 1ª Câmara Cível e na 14ª de Direito Privado, que presidiu. Atuou na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e foi 1º e 3º vice-presidente do TJ-RJ.

Sessão do Órgão Especial desta segunda-feira (24) | Foto: Brunno Dantas

Leia também: Presidente Eunice Haddad e desembargadora Jacqueline Montenegro participam de seminário na Associação Comercial
Sediado em Fortaleza, 55º encontro do Fonaje tem inscrições abertas
AMAERJ parabeniza magistrados do 13º Concurso pelos 33 anos de ingresso no TJ-RJ