O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) elegeu, nesta quinta-feira (23), os desembargadores Peterson Barroso Simão, Maria Helena Pinto Machado e Cristina Serra Feijó para integrar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) por dois anos.
As vagas na classe desembargador estadual foram abertas em razão do iminente término dos biênios dos desembargadores João Ziraldo Maia, atual presidente do TRE, Gilberto Clóvis Farias Matos e Marcia Ferreira Alvarenga.
Na eleição para a vaga de membro efetivo, Peterson Barroso venceu o desembargador Wagner Cinelli por 89 a 81 votos no 2° escrutínio. Os magistrados haviam empatado na primeira votação (82 a 82).
Ao discursar, o desembargador Peterson Barroso definiu a eleição como um momento muito especial de sua vida.
“Vossas excelências foram pessoas muito maravilhosas comigo. Que fique registrado na toga de cada um o meu profundo agradecimento e minha eterna gratidão. Que Deus me dê tempo e saúde para que eu possa ser tão bom com vossas excelências como foram comigo. Quero registrar o agradecimento pela consideração, respeito e ética com o que o desembargador Wagner Cinelli teve comigo. Estou pronto para cumprir com o meu dever e o farei com muita honra e alegria”, disse.
O desembargador Wagner Cinelli e o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, parabenizaram o colega eleito.
Candidatas únicas, as desembargadoras Maria Helena e Cristina Feijó foram eleitas por aclamação para assumir as duas vagas de membro substituto.
O Pleno também formou lista tríplice para vaga na classe jurista. Foram selecionados os advogados Carolyne Albernard Gomes (117), Leonardo Oliveira Silveira Santos Martins (109) e Manoela Augusta Martins Rodrigues Dourado (101).
Leia também: Tribunal Pleno aprova novo Regimento Interno do TJ-RJ
Termina nesta sexta-feira a votação eletrônica nas Eleições da AMAERJ
Relator apresenta parecer favorável à PEC da Valorização por Tempo de Magistratura