A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá em 17 de novembro, das 9h às 12h, o seminário “O Caso Cancellier: imprensa, Justiça Criminal e linchamento público”. Os desembargadores Fernando Foch e Jessé Torres, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), participarão do encontro.
Promovido pelo Fórum Permanente de Diálogos do Judiciário com a Imprensa da EMERJ, o evento acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, nº 25, Centro do Rio). Haverá transmissão pela plataforma Zoom. Inscreva-se aqui.
Alvo de operação da Polícia Federal, Luiz Carlos Cancellier, então reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi preso preventivamente em 2017, acusado de desvio de dinheiro público. Após 18 dias da prisão, Cancellier cometeu suicídio. Neste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que ele não cometeu irregularidades e o inocentou.
Também estarão no seminário a desembargadora federal Simone Schreiber, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2); o jornalista e escritor Paulo Markun, autor do livro “Recurso Final – a investigação da Polícia Federal que levou ao suicídio um reitor em Santa Catarina”; e Acioli Antônio de Olivo, irmão de Luiz Carlos Cancellier.
Serão debatidos temas como imprensa e ética, a influência da mídia nos casos de grande repercussão e os aspectos cíveis e constitucionais do caso Cancellier.
Leia também: Juízes Daniel Vianna, Rafael Estrela e Rubens Sá lançarão livros no Foyer
Ministro e desembargadores discutirão métodos alternativos de solução de conflitos
TV Globo repercute cerimônia de premiação e vencedores do AMAERJ Patrícia Acioli