A EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) homenageou, nesta segunda-feira (29), os desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho e Carlos Santos de Oliveira, do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, compôs a mesa de autoridades na cerimônia, que lotou o auditório da Escola. Os retratos dos magistrados foram inaugurados na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ.
Também participaram da solenidade o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça e corregedor nacional de Justiça, e os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ, e Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ.
O diretor da EMERJ parabenizou os desembargadores pela história acadêmica, legado profissional, contribuição ao Judiciário e à formação de novos profissionais do Direito. “Suas trajetórias são exemplos de dedicação ética e compromisso com a Justiça, valores que devem ser sempre lembrados e cultivados por todos nós. Que a galeria seja um lugar onde as novas gerações possam encontrar motivação e inspiração”, disse o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo na abertura do evento.
O presidente do TJ-RJ relembrou a trajetória do desembargador Maldonado e saudou-o. “Essa homenagem é muito merecida e está sendo feita em um bom momento”. Ele também elogiou os feitos acadêmicos do desembargador Carlos Santos. “Consagrou-se como um jurista conhecido nacionalmente, e isso é admirável”.
O ministro Luis Felipe Salomão cumprimentou os dois desembargadores. “Atuei ao lado desses valorosos amigos, com quem estabeleci laços fraternos. Nossas carreiras também se entrelaçam, considerando a afeição ao Direito Privado. O esforço conjunto dos homenageados permite vislumbrar uma curva ascendente na participação e contribuição dos juízes para a construção de instituições sólidas neste país continental”, parabenizou.
Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), José Carlos Maldonado trouxe versos da canção “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento, que classificou como marcante em sua história na EMERJ. “Obrigado por essa honraria que hoje me concedem. Obrigado a todos vocês que deixaram seus afazeres e vieram nos reverenciar”, disse aos presentes.
Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Carlos Santos afirmou estar honrado com a homenagem. “O significado que ela tem para mim passa pela recordação dos vários locais que foram a sede da EMERJ, especialmente Gamboa, onde lecionei. A palavra que fica é gratidão, que é perene. Muito grato pela homenagem e pelas palavras que foram ditas”.
Leia também: Presidente da AMAERJ acompanha seminário da FGV com ministros e magistrados do Rio
Magistrados do TJ-RJ prestigiam posse do ministro Luis Felipe Salomão na Academia Líbano-Brasileira
Órgão Especial do TJ-RJ votará a remoção de juízes em 19 de agosto