Destaques Noticias | 12 de dezembro de 2022 13:17

Desembargadores elegem novos vice-presidentes do TJ por aclamação

Desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Suely Lopes Magalhães e José Carlos Maldonado de Carvalho

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) elegeu nesta segunda-feira (12), por aclamação, os três vice-presidentes da Corte no biênio 2023/2024. Foram escolhidos os desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Suely Lopes Magalhães e José Carlos Maldonado de Carvalho.

A 1ª vice-presidência será conduzida pelo desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa. “É uma grande honra e alegria poder colaborar com essa nova administração. Podem contar comigo. Agradeço a todos que me ajudaram nessa disputa. Fico muito feliz com este resultado”, afirmou o desembargador Caetano Ernesto Costa.

Natural do Rio de Janeiro, Caetano Ernesto da Fonseca Costa tem 64 anos. É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1981. Ingressou no Tribunal de Justiça em 1998, pelo quinto constitucional da advocacia. Preside a 7ª Câmara Cível.

Desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa

A desembargadora Suely Lopes Magalhães será a 2ª vice-presidente. “Manifesto a minha alegria e a honra de poder assumir o cargo de 2ª vice-presidente no momento em que o Tribunal de Justiça só nos dá orgulho no cenário nacional. Assumir esse cargo e auxiliar a nova administração, nos novos caminhos do Tribunal de Justiça e na continuação do trabalho feito pelo meu colega Basílio, é uma grande honra”, disse.

Natural de Niterói (cidade na Região Metropolitana), Suely Magalhães tem 67 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, formada em 1978. Ingressou na Magistratura fluminense em 1984 e foi promovida a desembargadora há 20 anos. Preside a 8ª Câmara Criminal e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem).

Desembargadora Suely Lopes Magalhães

O 3º vice-presidente será o desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho.

“Quero agradecer a todos os colegas que, mais uma vez, endossaram a minha proposta de trabalho, agora na 3ª Vice-presidência. Tenho a certeza de que cumprirei com esmero e dedicação todas as atribuições que no próximo biênio serão por mim desempenhadas. Meu coração está feliz e agradeço a cada um por esta oportunidade de estar mais uma vez na administração do Tribunal.”

Niteroiense, José Carlos Maldonado tem 72 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho, formado em 1978. Magistrado desde 1988, atua como desembargador há 19 anos e preside a 1ª Câmara Cível. Foi juiz auxiliar da presidência do TJ-RJ e presidente da Comissão de Segurança Institucional do Tribunal (Coseg). Atualmente, é o 1º vice-presidente da Corte.

Desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho

Leia também: Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo é eleito presidente do TJ-RJ
Desembargador Marcus Basílio será o corregedor-geral da Justiça

Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo dirigirá a EMERJ
Tribunal Pleno elege integrantes do Órgão Especial, Conselho e de comissões