O 4º Prêmio EMERJ Mulheres do Ano, organizado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), será realizado em 30 de agosto. Seis personalidades receberão o Troféu Romy, entre elas a desembargadora Renata Machado Cotta, presidente da Comissão de Articulação de Programas Sociais do Tribunal de Justiça (COAPS).
O evento acontecerá às 10h no Salão Histórico do Tribunal do Júri, no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, nº 29, 2º andar, Centro do Rio), com transmissão pelo canal da EMERJ no Youtube.
A premiação, que homenageia a advogada feminista Romy Medeiros (1921-2013), será aberta pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ. Serão madrinhas do prêmio a conselheira Renata Gil, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e as desembargadora Regina Lucia Passos e Myriam Medeiros da Fonseca Costa, filha de Romy.
Além da desembargadora Renata Cotta, receberão o Trófeu Romy a ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); a ministra da Cultura, cantora Margareth Menezes; a atriz Fernanda Montenegro; a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz; e a tabeliã de notas Carla Watanabe, de São Paulo.
Carioca, Romy Medeiros dedicou a maior parte de sua vida e carreira à causa feminista e aos direitos das mulheres. Foi autora da revisão da situação da mulher casada no Código Civil Brasileiro. Ela era especialista em Direito da Família.
Leia também: Nomeado, novo corregedor nacional de Justiça tomará posse em setembro