A Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) homenageou a desembargadora Regina Lucia Passos, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), com a Medalha Tiradentes, maior honraria do Poder Legislativo fluminense. A presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, desembargadora Katya Monnerat, representou a Associação na solenidade, realizada na noite desta segunda-feira (20).
A desembargadora Regina Lucia disse estar muito feliz com a homenagem. “É uma honraria que, para mim, tem um valor inestimável”, disse.
Engajada na luta pelos direitos das crianças com autismo e das pessoas com deficiência, a magistrada ressaltou a necessidade da inclusão e do respeito à diferença. “Precisamos revelar essa realidade de que todos somos iguais, todos merecemos viver com dignidade. Não importa se a pessoa tem um transtorno mental, se é autista, se tem uma deficiência”, afirmou.
O decano e presidente do TJ-RJ no biênio 2009/2010, desembargador Luiz Zveiter, ressaltou que a homenageada é “uma mulher incrível” e que “muito tem contribuído para minimizar o sofrimento de muitas pessoas que não tem a quem socorrer”.
Ao discursar, o desembargador Cláudio Mello, presidente do TJ-RJ no biênio 2019/2020, congratulou a magistrada por sua trajetória no Poder Judiciário e pelo trabalho em prol da sociedade.
“Quero parabenizar todos que estão sendo homenageados nesta noite, especialmente a minha colega de toga, desembargadora Regina Lucia Passos. Além de receber inúmeros processos, que é julgar a vida de seu semelhante, ela também tem um viés pelo bem social”, disse.
Entre as autoridades presentes estiveram os desembargadores Suely Lopes Magalhães, 2ª vice-presidente do TJ-RJ, e Eunice Caldas, presidente da Associação Beneficente dos Amigos do TJ (Abaterj), e a juíza Rita Vergette, diretora-adjunta da AMAERJ.
A desembargadora Regina Lucia Passos foi defensora pública. Ingressou na carreira da Magistratura em 1992. Atuou como juíza na Comarca de São Gonçalo, no 4º Tribunal do Júri e na 1ª Vara de Família da Região Oceânica.
Promovida a desembargadora em 2012, é titular da 5ª Câmara de Direito Privado, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJ-RJ (COMAI) e 2ª vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).
Leia também: Em despedida, desembargador Maurício Caldas recebe a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense
Juíza Eunice Haddad prestigia lançamento de livro escrito por ministros e desembargadores do Rio
Presidente da AMAERJ acompanha posse de novo conselheiro do CNJ