Notícias | 13 de maio de 2014 15:14

Desembargadora Maria Inês Gaspar é a nova 1ª vice-presidente do TJ-RJ

A desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar tomou posse, na tarde de ontem (12), como a nova 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio. A magistrada ocupa a vaga do desembargador José Carlos de Figueiredo, que se aposentou compulsoriamente este mês. A cerimônia foi realizada durante sessão solene do Órgão Especial. No início da cerimônia, a nova vice-presidente foi conduzida ao plenário do Órgão Especial pelos desembargadores Luiz Felipe Haddad, Jessé Torres e Nagib Slaibi Filho.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, recordou que ambas foram aprovadas no mesmo concurso para a Magistratura, em 1978. A presidente desejou sucesso à colega em sua nova função. “Tenho certeza que com seu talento, seu conhecimento político, sua formação acadêmica, seu compromisso inabalável com a causa democrática, vossa Excelência irá brilhar na 1ª Vice-Presidência”, disse.

vicetj

Cerimônia de posse foi realizada no Órgão Especial | Foto: Luis Henrique

O desembargador Jessé Torres saudou a desembargadora Maria Inês em nome do Tribunal de Justiça. O magistrado destacou que a nova vice-presidente sempre figurou entre os magistrados de maior produtividade no TJ, tanto em número de decisões, quanto em tempo gasto para proferi-las. O desembargador Jessé Torres também recordou o tempo em que a desembargadora Maria Inês atuava como juíza de menores na comarca de Nova Iguaçu, destacando sua atuação, compromisso e responsabilidade.

Em sua fala, a 1ª vice-presidente do TJ relembrou sua trajetória estudantil e profissional. A desembargadora agradeceu aos colegas que a elegeram para o cargo e prometeu uma gestão eficiente. “Darei o melhor de mim para que as atividades da 1ª Vice-Presidência se desenvolvam com ética e eficiência, sempre com respeito à Constituição Federal e às leis”.

A desembargadora Maria Inês Gaspar é presidente da 17ª Câmara Cível e membro do Órgão Especial. É formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo concluído mestrado em Direito Penal na mesma instituição. A desembargadora ingressou na Magistratura fluminense em 1978. É desembargadora desde março de 1998.

Fonte: TJ-RJ