AMAERJ | 16 de julho de 2019 18:03

Desembargadora do TJ-RJ recebe projeto para proteção de mulheres

Monica Azzariti, Cristina Gaulia e Renata Gil

Em reunião na sede da AMAERJ nesta terça-feira (16), a desembargadora do TJ-RJ Cristina Tereza Gaulia (5ª Câmara Cível) recebeu da fonoaudiológa Mônica Azzariti, que representou o Batalhão de Choque da PM, pedido para o desenvolvimento de um projeto de prevenção à violência contra a mulher. A parceria é intermediada pela presidente da AMAERJ, Renata Gil, que já havido tratado do assunto com o comandante do batalhão, tenente-coronel André Batista.

O projeto é focado no treinamento de líderes comunitárias do programa Justiça Cidadã – coordenado pela desembargadora. Será realizado um curso de 4 horas com o objetivo de fornecer às mulheres a capacidade de reconhecer diferentes violências e perigos vinculados à questão de gênero. Assim, elas poderão ensinar outras mulheres a aplicar medidas de segurança que contribuam para prevenir, proteger e mitigar riscos de violência física e sexual.

Leia também: Renata Gil e PM preparam ação conjunta em defesa das mulheres
Governador antecipa 13º salário ainda este mês
TJ do Rio nega porte de armas a PMs investigados

Em 24 de junho, Renata Gil se reuniu com o comandante do Choque e a fonoaudióloga, especialista em segurança pública. “A AMAERJ foi acionada para essa parceria porque, para o comandante do Choque, a entidade tem uma ligação forte com a sociedade. Além desse treinamento, há a preparação de um evento para o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher [25 de novembro]”, disse Renata Gil.

Em 11 e 12 de junho, o Batalhão de Choque promoveu curso de defesa pessoal com 25 mulheres, entre elas funcionárias da ONU (Organização das Nações Unidas) e de instituições parceiras. No curso, Monica, doutoranda em Negociação de Reféns pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), abordou mecanismos de verbalização em ambientes hostis.