Notícias | 20 de março de 2025 12:02

Desembargador Wagner Cinelli fala sobre violência de gênero ao RJ1 da TV Rio Sul

Desembargador Wagner Cinelli em entrevista ao RJ1 | Foto: Reprodução/Globoplay

O desembargador Wagner Cinelli, diretor Cultural da AMAERJ e presidente do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação no 1º Grau de Jurisdição do TJ-RJ (COGEN-1º GRAU), foi entrevistado na quarta-feira (19) pelo jornal “RJ1”, da TV Rio Sul, afiliada da Globo no Sul Fluminense. O magistrado ressaltou que os dados da violência contra a mulher no Brasil são trágicos.

Segundo o Datafolha, mais de 21 milhões de mulheres sofreram algum tipo de agressão nos últimos 12 meses. De acordo com o levantamento, 5,3 milhões de mulheres relataram ter sofrido abuso sexual.

“Os números são muito graves, são trágicos, infelizmente o Brasil é campeão em feminicídios, nós somos o quinto [país] do ranking mundial. Não é uma questão só da Justiça, é de toda a sociedade. A gente precisa que a sociedade esteja cada vez mais consciente e tratar da prevenção com campanhas”, disse o desembargador.

Assista aqui à entrevista na íntegra.

Desembargador Wagner Cinelli em entrevista ao RJ1 da TV Rio Sul. | Foto: Reprodução/Globoplay

O desembargador Wagner Cinelli é autor dos livros “Sobre ela: uma história de violência”, “Metendo a colher” e “Igualdade e Progresso”, que tratam da violência de gênero.

Na semana passada, o desembargador participou na Câmara Municipal de Itatiaia (Sul Fluminense), junto de mais quatro magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), do evento “Março com Eles – Juntos somos Mais!”, que visa conscientizar os homens sobre tipos de violência contra a mulher e as formas de enfrentá-la.

Leia também: Magistrados do Rio participam de evento em Itatiaia sobre violência contra a mulher
Parte do Imposto de Renda pode ser destinado a fundos da infância e do idoso
COMAQ abre inscrições para preencher 60 vagas do Grupo de Sentença