Notícias | 19 de outubro de 2021 15:55

Desembargador Wagner Cinelli assume a presidência da Comaq

Desembargador Wagner Cinelli | Foto: Brunno Dantas/TJ-RJ

Magistrado há 29 anos, o desembargador Wagner Cinelli é o novo presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Ele assumiu o cargo nesta terça-feira (19), sucedendo ao desembargador Benedicto Ultra Abicair. Para Cinelli, a informatização é um dos fatores que explicam a alta produtividade do TJ-RJ, a maior do país há 12 anos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“O TJ-RJ foi pioneiro na informatização dos serviços judiciais, o que certamente contribui para essa posição de destaque no panorama nacional. Mas a busca pelo Judiciário é contínua e crescente, a exigir que repensemos nossa estrutura visando ao seu aprimoramento”, afirmou.

O novo presidente da comissão chama a atenção para o equilíbrio entre a celeridade processual e a observância dos direitos fundamentais.

“O professor Boaventura de Sousa Santos, especialista no tema do acesso à Justiça, aponta que, não importa o país, o jurisdicionado está sempre a questionar a morosidade dos tribunais. Como ele mesmo destaca, alguma morosidade é necessária, pois do contrário não cumpriríamos os princípios do contraditório e da ampla defesa. Porém, também devemos voltar nossa atenção para a melhor realização do princípio da celeridade da Justiça.”

Cinelli destaca que uma das preocupações da Comaq é exatamente propor políticas visando gestão e ações de motivação e comprometimento aos magistrados, servidores e demais agentes do Poder Judiciário. “Esses passos só dão resultado quando dados coletivamente, e isso já vendo sendo feito há muitos anos, cabendo darmos a necessária continuidade administrativa”, disse.

Carreira

O desembargador é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com ênfase em Sociologia e Antropologia. Advogou por seis anos e ingressou na Magistratura em 1992.

Atuou como juiz auditor do curso de formação de magistrados no Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa (Portugal), e fez o curso de mestrado em Política Criminal na London School of Economics and Political Science (Inglaterra). Promovido a desembargador em 2008, Cinelli integra a 17ª Câmara Cível do TJ-RJ.

O magistrado é músico, autor do livro “Sobre ela: uma história de violência” e diretor do premiado curta-metragem de animação “Sobre Ela”.

Leia também: Tribunal de Justiça abre edital para três vagas de desembargador no TRE-RJ
Juízes podem se inscrever para atuar no Núcleo de Justiça 4.0
Série sobre invasão da terra yanomami é finalista do AMAERJ Patrícia Acioli