O desembargador Roberto Guimarães recebeu a Medalha de Honra da Magistratura fluminense na tarde desta quarta-feira (19), no início de sua última sessão à frente da 24ª Câmara Cível. O magistrado completará 70 anos no dia 30 de novembro e irá se aposentar compulsoriamente.
A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, compareceu à homenagem. Durante sua fala, a presidente destacou e elogiou a atuação profissional do desembargador Roberto Guimarães.
Para o desembargador Peterson Simão, os ensinamentos do desembargador serão sempre lembrados. “Vossa Excelência é exemplo de um homem de sucesso. Sob a sua presidência, aprendemos a trabalhar com harmonia, união e despidos de vaidade, atingindo ótimos resultados e atendendo às expectativas dos jurisdicionados. As pessoas queridas e amadas não passam; elas permanecem sempre em nossos corações”, disse.
Emocionado, o desembargador Roberto Guimarães agradeceu a homenagem e destacou ter uma “vida profissional feliz e realizada”. “Se eu fui esse juiz que disseram é porque vocês me fizeram assim. Ouvindo cada um, aprendi a ser uma pessoa melhor”.
Roberto Guimarães formou-se em Direito na Universidade Federal Fluminense, onde estudou no período de 1970 a 1974. É também formado pela Faculdade de Filosofia da Província da Imaculada Conceição de Maria. Em 1981, foi aprovado no concurso para Defensor Público. Foi professor da Faculdade Metodista de Bennett, de 1982 a 1987. Em 1986, foi aprovado no Concurso para Magistratura fluminense, tendo tomado posse em 1987. Foi promovido a desembargador, por merecimento, em 17 de agosto de 2004.
Fonte: TJ-RJ