Diretor Cultural da AMAERJ, o desembargador Ricardo Alberto Pereira teve seu retrato inaugurado na galeria de ex-diretores da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). A presidente da Associação, Eunice Haddad, participou da cerimônia, nesta quinta-feira (25), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
Ricardo Alberto Pereira dirigiu a EJE de 2020 a 2021. “Assumi a Escola em um momento complicado de pandemia. Fizemos o que foi possível fazer. A Escola Judiciária Eleitoral tem um papel fundamental, de capacitação dos servidores e de realização de palestras. Por meio dos seus projetos, o papel principal da Escola é deixar o TRE mais próximo da sociedade”, afirmou.
“Declaro o meu amor incondicional à Escola e agradeço muito por poder fazer parte dessa galeria ao lado de pessoas tão queridas”, concluiu o magistrado.
O presidente do TRE, desembargador Elton Leme, ressaltou a importância de “imortalizar alguém que deu uma imensa contribuição para a Escola Judiciária Eleitoral”.
“Ricardo Alberto é um amigo de longa data. Tive a feliz a oportunidade de poder conviver com ele no Colegiado do TRE e partilhar do seu vasto conhecimento jurídico e de sua grandiosidade como julgador que bem distribui a justiça, lastreada na experiência e na formação humanista”, disse Leme.
A atual diretora da EJE, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, parabenizou o homenageado pela gestão na Escola. “É uma honra estar ao lado do desembargador Ricardo Alberto, um grande professor e jurista. Tanto na Corte como na Escola, quando fui sua vice, tive a oportunidade de aprender muito com ele. Sua gestão foi maravilhosa.”
A solenidade reuniu magistrados e servidores. Participaram da homenagem os ex-presidentes da AMAERJ Cláudio Dell’Orto (2006-2007 e 2012-2013), que comandou o TRE-RJ em 2021, e Roberto Felinto (2008-2009), que foi o primeiro diretor da EJE, nos anos 2003 e 2004.
Vinculada à presidência do TRE-RJ, a Escola tem por finalidade a formação, atualização e especialização continuada ou eventual de magistrados da Justiça Eleitoral, membros do Ministério Público Eleitoral, servidores e demais operadores do Direito Eleitoral.
Perfil do homenageado
Nascido em Niterói, Ricardo Alberto Pereira tem 57 anos. Graduou-se em Direito na Universidade Santa Úrsula. É mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Ingressou na Magistratura fluminense pelo 22º Concurso, em 1995. Tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) no último dia 8. Na Justiça Eleitoral, além de diretor da EJE, compôs o Colegiado do TRE e atuou como ouvidor.
É professor de Direito na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), na Fundação Getulio Vargas (FGV) e na Universidade Candido Mendes (Ucam).
Leia também: AMAERJ parabeniza magistrados pelos 27 anos do 23º Concurso
AMB lança site especial sobre a eleição presidencial da entidade
Direito da Cidade será debatido em congresso nesta segunda-feira (29)