Notícias | 14 de agosto de 2015 14:51

Desembargador Peterson Barroso toma posse na AFL

Dando seguimento às comemorações pelos 98 anos da Academia Fluminense de Letras (AFL), tomou posse da cadeira número 23 da Classe de Letras, o desembargador e escritor Peterson Barroso Simão. O novo imortal ocupa o lugar que tem como patrono o poeta Joaquim Manuel de Macedo, e que pertenceu ao falecido professor Hélio Alonso. “Como magistrado fico muito feliz, até porque a magistratura está interligada à literatura. Mesmo sendo desembargador, ser reconhecido pela Academia Fluminense de Letras, com seus 98 anos de história, é muito importante. É gratificante poder integrar essa lista centenária”. 

1fd-20-marcelo-feitosa-posse

Waldenir de Bragança, Peterson Barroso Simão e Luiz Fernando de Carvalho na solenidade da AFL

 

A cerimônia foi realizada ontem (13), na sede da AFL, que fica dentro da Biblioteca Pública de Niterói. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, afirmou que esta homenagem representa o sentimento e o reconhecimento do talento e da sensibilidade do desembargador. “O tribunal se sente engrandecido quando um magistrado na qualidade de desembargador se vê acolhido por uma instituição com esta tradição e trajetória maravilhosa que é a Academia Fluminense de Letras. Reconhecer o Peterson e homenageá-lo é como se todo o tribunal estivesse sendo homenageado também”. 

Presidente da AFL, Waldenir de Bragança explicou a trajetória do desembargador até a nomeação. “Ele decidiu concorrer, se inscreveu, apresentou o currículo, suas obras e tudo o que ele possui de acervo cultural. Foi submetido a uma comissão de admissão e depois seu nome foi aprovado em uma assembleia. Por mérito, ele assume a cadeira vaga do nosso querido amigo Hélio Alonso, que nos deixou em março. O Peterson tem um potencial muito grande, além de ser jovem”, definiu o presidente. “Ele é mais uma nova estrela que passou a brilhar na imortalidade na academia. É um pensador, escritor, gosta de escrever  e tem tudo para ser uma grande contribuição na AFL”, disse Waldenir. 

Fonte: O Fluminense | Foto: Marcelo Feitosa