Cultura | 13 de dezembro de 2024 16:14

Desembargador Nagib Slaibi Filho é condecorado no Museu da Justiça de Niterói

Desembargador recebe homenagem das mãos do professor Raymundo Nery Stelling Junior e do diretor-geral do IFEC, Jorge Flores | Foto: Felipe Cavalcanti/TJ-RJ

O desembargador Nagib Slaibi Filho, presidente da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), foi homenageado pelo Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (IFEC), na quarta-feira (11), no Museu da Justiça de Niterói. O magistrado recebeu a Comenda IFEC de Cultura e o título de Intelectual do Ano.

A Comenda IFEC de Cultura foi entregue ao desembargador pelo diretor-geral do IFEC, Jorge Flores, e o título de Intelectual do Ano foi apadrinhado por Carlos Mônaco, presidente do Grupo Mônaco de Cultura.

O desembargador Nagib é professor da Universidade Universo Niterói, diretor jurídico do Elos Internacional, vice-presidente do Elos de Niterói, da Academia Niteroiense de Letras e do Cenáculo Fluminense de História e Letras. O magistrado agradeceu aos presentes e ao Instituto pela condecoração.

“O que sinto agora é a gratidão, pelos caminhos que me conduziram à vontade divina. Aqui eu me sinto em casa, me sinto acolhido pelas pessoas que aqui estão. É uma emoção muito grande e eu consigo sentir o carinho de todos”, discursou o homenageado.

Desembargador Peterson Barroso Simão, professor Raymundo Nery Stelling Junior e desembargador Nagib Slaibi Filho | Foto: Felipe Cavalcanti/TJ-RJ

A abertura foi conduzida pelo chanceler do IFEC, professor Raymundo Nery Stelling Junior. Orador da cerimônia, o desembargador Peterson Barroso Simão, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e corregedor eleitoral, expressou gratidão aos ensinamentos passados pelo desembargador Nagib ao longo de sua carreira.

“Estar aqui hoje não foi por acaso, foi obra do destino, que me aconselhou a ouvir e aprender com seu altruísmo invencível. Eu, e muitos outros, saímos como flechas certeiras de seu arco pedagógico”, disse o desembargador Peterson.

O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições culturais, como a Academia Niteroiense de Letras, o Elos Clube, o Cenáculo Fluminense de História e Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, a Associação Niteroiense de Escritores e a União Brasileira de Trovadores. Essas organizações formaram o colegiado responsável pela escolha do homenageado.

(Com informações do TJ-RJ)

Professor Raymundo Nery Stelling Junior, desembargador Nagib Slaibi Filho e Carlos Mônaco | Foto: Felipe Cavalcanti/TJ-RJ

Leia também: EMERJ divulga o calendário de cursos de aperfeiçoamento para 2025
PEC 45: Associações seguem em atuação permanente na Câmara dos Deputados
AMAERJ saúda magistrados do 15º Concurso pelos 32 anos de carreira