Notícias | 07 de fevereiro de 2014 16:15

Desembargador Mario Paulo se despede do TJ-RJ em tarde saudosa

Após 30 anos como magistrado, o desembargador Mario dos Santos Paulo, se despediu, ontem (06), de diversos colegas da magistratura e do Direito. O magistrado se aposentou compulsoriamente e foi homenageado em encontro nostálgico realizado no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). O presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, e a desembargadora Leila Mariano, presidente do TJ-RJ, estiveram presentes.

foto baixa 2
Presidente da Amaerj homenageou o desembargador Mario Paulo com uma medalha da Associação

Na ocasião, o juiz Rossidélio Lopes entregou ao desembargador a medalha da Associação, em homenagem à dedicação prestada ao Judiciário fluminense. “O Mario Paulo é o nosso senador, participação fundamental na Constituinte e uma pessoa de extrema relevância pra o movimento associativo, tanto da Amaerj como da AMB. Então, em nome da Associação e de todos os nossos associados, eu quero te dar a medalha que representa a condecoração da Amaerj”, declarou Rossidélio.

 

 baixa1
Encontro  promoveu homenagens a Mario Paulo e reuniu amigos, ex-colegas e familiares

Em discurso saudoso, a desembargadora Leila Mariano, relembrou o tempo de convívio com o magistrado e da sua influente participação em diversas conquistas da classe. “Numa época em que o Tribunal não dava a menor acolhida aos juízes, e que alguns colegas verificaram no texto do projeto da Constituição que o Poder Judiciário seria um mero departamento, os juízes do Rio se uniram e foram defender o nosso poder. E o Mario Paulo teve participação  importante nesse momento histórico. Ele com essa santa irreverência uniu a todos. Nós devemos a ele essa nossa politização”, finalizou Leila Mariano. 

Presidente do Tribunal de Justiça do Rio no biênio 1997-1998 – período no qual o desembargador Mario Paulo foi juiz auxiliar da Presidência – o desembargador Thiago Ribas Filho enalteceu a atuação do magistrado ao longo da carreira e destacou a lealdade do desembargador para com todos a sua volta. “Se houvesse uma palavra geral que definisse Mario Paulo eu diria que é a fidelidade. É um homem profundamente fiel à Justiça, à família, aos seus amigos, de maneira que ele tem marcado aqui nessa reunião, essa saída gloriosa. Na entrada é sempre fácil, na hora das promoções, mas nesse momento nós temos em peso colegas e ex-colegas do Tribunal, advogados e amigos. Portanto,eu quero felicita-lo por toda essa trajetória”, disse Thiago Ribas Filho. Após as palavras do desembargador, Mario Paulo agradeceu a presença de todos e disse que se aposenta com o sentimento de dever cumprido. Além de lembrar de diversas situações vivenciadas na carreira, o magistrado também recordou de colegas que participaram de momentos importantes da sua trajetória. 

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), o Desembargador Mario dos Santos Paulo trabalhou como advogado por dez anos, foi Defensor Público do Estado, professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Faculdade Estácio de Sá. Aprovado no concurso da magistratura estadual, tomou posse em janeiro de 1984, tendo atuado nas comarcas de Duque de Caxias e Capital. Foi promovido a Desembargador em dezembro de 2000, sendo atualmente titular da 4ª Câmara Cível. Também assumiu a Corregedoria Regional Eleitoral em 1997, foi juiz auxiliar da Presidência na gestão do Desembargador Thiago Ribas Filho e compôs o Conselho da Magistratura e o Órgão Especial. O Desembargador recebeu diversas condecorações e medalhas, entre elas a Medalha Tiradentes, da Assembleia  Legislativa do Estado; a Medalha do Mérito Judiciário Nacional, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e o Colar do Mérito Judiciário. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ