Cultura | 07 de abril de 2022 14:44

Desembargador lança livro durante palestra na OAB-RJ

O desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), fará palestra e lançará o livro “Metendo a Colher”, nesta quinta-feira (7), na sede da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). O encontro será às 18h, na Avenida Marechal Câmara, 150, 9º andar, Centro do Rio.

Participarão do evento a desembargadora Regina Lúcia Passos, diretora de Assistência e Previdência da AMAERJ; os integrantes da OAB-RJ Luciano Bandeira (presidente), Ana Tereza Basílio (vice-presidente), Ricardo Menezes (presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado-Caarj), Marisa Gaudio (vice-presidente da Caarj), Fred Mendes (tesoureiro da Caarj) e Flavia Ribeiro (presidente da OAB Mulher RJ) e Miriam Magali Oliveira, superintendente do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Iguaçu.

O evento é organizado pela OAB-RJ, pelo Caarj e pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).

Lançado também na AMAERJ, em março, o livro aborda a violência praticada por homens contra as companheiras e ex-companheiras e a cultura machista. A obra reúne artigos sobre a violência de gênero publicados entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. A maioria dos textos é do próprio Wagner Cinelli, mas há contribuições dos jornalistas Zuenir Ventura, Melissa Duarte, Renata Izaal, Camille Pezzino e Paulo Alonso, além da artista Gabriela Zimmer, filha do desembargador.

O prefácio é assinado pela juíza Renata Gil, primeira mulher a presidir a AMAERJ (2016/2019) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (2020/2022).

Magistrado desde 1992, Wagner Cinelli estudou desigualdade de gênero durante o mestrado na London School of Economics (LSE), no Reino Unido. O desembargador também é autor do livro “Sobre Ela: uma história de violência” e diretor do premiado curta-metragem de animação “Sobre Ela”, que trata da violência contra a mulher.

Leia também: Alerj concederá Medalha Tiradentes ao ex-presidente Felipe Gonçalves
Aposentados celebram aniversário do desembargador Índio Brasileiro
AMAERJ sedia vacinação da Mútua dos Magistrados contra a gripe