Notícias | 28 de janeiro de 2014 15:14

Desembargador José Carlos de Figueiredo toma posse como 1º vice-presidente do TJ

O novo 1º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador José Carlos de Figueiredo, tomou posse nesta segunda-feira (27), em solenidade realizada no plenário do Órgão Especial. O magistrado ocupou a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Nascimento Póvoas. O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, e a presidente do Conselho da Associação, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, prestigiaram a cerimônia e parabenizaram o magistrado em nome da entidade.

Acompanhado das filhas gêmeas, Figueiredo se comprometeu a exercer o cargo com zelo, ética e dedicação. “Ao assumir elevadas atribuições, comprometo-me a cumprir o preceito constitucional que determina a imediata distribuição dos pleitos. Fui escolhido para o cargo com ampla votação dos colegas, o que me concede grande responsabilidade”, afirmou o novo 1º vice-presidente em seu discurso.

Cópia de Cópia de IMG_5008

Cláudio dell’Orto e Ana Maria cumprimentam o desembargador José Carlos de Figueiredo

A presidente do Tribunal, desembargadora Leila Mariano, parabenizou o magistrado. “O 1º vice é aquele que tem a seu cargo a distribuição de processos originários e recursos cíveis. Essa tarefa não é simples, necessita de uma gestão eficiente. Vossa Excelência sempre demonstrou a competência necessária em seus anos de magistratura”, disse.

O desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, exaltou as qualidades de José Carlos Figueiredo. “Sua personalidade é conhecida pela simplicidade, saber jurídico, serenidade, firmeza e coragem. Ninguém nunca o viu aumentar a voz para quem quer que seja”.

Cópia de Cópia de IMG_5003

1º vice toma posse ao lado das filhas e dos desembargadores Luiz Fernando de Carvalho, Leila Mariano, Valmir de Oliveira e Ademir Paulo Pimentel

Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o desembargador José Carlos de Figueiredo ingressou na magistratura em julho de 1976, tendo atuado nas comarcas de Itaguaí, Mendes, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Capital, incluindo os fóruns regionais de Santa Cruz e da Ilha do Governador. Foi promovido ao cargo de desembargador em abril de 1999. O magistrado também foi homenageado com a Medalha da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ