O desembargador João Ziraldo Maia participou de sua última sessão como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Ao discursar, ele afirmou que o trabalho foi realizado de “maneira serena e dedicada”, com o objetivo de preparar as bases para que as Eleições de 2024 sejam “tranquilas, seguras e conscientes”.
Ele se despediu na sessão plenária da última quinta-feira (7). Sua gestão na presidência começou em março.
O magistrado ressaltou, como uma das principais ações, a retomada da coleta biométrica no Estado, que estava suspensa desde a pandemia. O presidente informou que, atualmente, 65,72% dos eleitores fluminenses têm registro das impressões digitais no Cadastro Eleitoral.
“Um processo que confere ainda mais segurança ao processo de votação e reitera, sistematicamente, a já consolidada importância do voto eletrônico”, disse.
O desembargador João Ziraldo Maia citou, ainda, a conquista do Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2023. “Saltamos do 24º lugar entre os Tribunais Regionais Eleitorais, na edição de 2022, para a 16ª posição. Essa evolução é fruto de um enorme empenho coletivo, que envolveu esforços de servidores de todas as unidades, o que muito me orgulha”.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Henrique Figueira, parabenizou o colega. “Uma administração que se caracterizou pela continuidade de projetos, sem ruptura de ideias. Levou adiante projetos de extrema importância para toda sociedade. Parabenizo pela efetiva participação em fazer do TRE-RJ um Tribunal melhor”, afirmou.
A diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), desembargadora eleitoral Daniela Bandeira, destacou o carinho do presidente João Ziraldo com aqueles com quem trabalha. “Conhece os servidores de perto, e tem atenção com todos.”
O desembargador eleitoral Gerardo Carnevale frisou que o desembargador João Ziraldo é um “magistrado de excepcional qualidade, um mestre”. “Saímos engrandecidos pelo aprendizado”, disse.
Posse
Os novos presidente e vice-presidente e corregedor do TRE-RJ serão eleitos nesta sexta-feira (15). Os desembargadores Henrique Figueira e Peterson Barroso Simão tomarão posse em solenidade marcada para as 17h, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio.
Leia também: Implantação do Eproc no TJ-RJ deve começar pelos Juizados Especiais
Integrantes da Diretoria da AMAERJ realizam última reunião do ano
AMAERJ homenageia desembargadores Henrique Figueira e Ricardo Couto no estádio do Botafogo