AMAERJ | 15 de dezembro de 2023 20:19

Desembargador Henrique Figueira assume a Presidência do TRE-RJ

Presidentes Henrique Figueira e Eunice Haddad

Magistrado há 35 anos, o desembargador Henrique Figueira tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) nesta sexta-feira (15). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou da solenidade, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio.

Na cerimônia, o desembargador Peterson Barroso Simão tomou posse como vice-presidente e corregedor eleitoral.

Ao discursar, a presidente Eunice Haddad destacou que a AMAERJ tem plena confiança nos integrantes do TRE. “A Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro é motivo de orgulho. São notórios o trabalho eficiente e a dedicação dos desembargadores, juízes e servidores que compõem a Corte eleitoral. Certamente todos estão preparados para enfrentar os desafios do próximo ano, com a realização das eleições municipais”, afirmou.

A magistrada saudou os empossados. “O desembargador Henrique Figueira possui uma trajetória brilhante e já mostrou ter uma enorme capacidade de gestão na Presidência do Tribunal de Justiça. O TRE está em excelentes mãos com vossa excelência no comando. O desembargador Peterson tem 31 anos de Magistratura. Neste período presidiu a Regional da AMAERJ em Niterói, nossa querida cidade, e atualmente dirige o IMB. Os dois desembargadores já foram juízes eleitorais. Essa experiência certamente contribuirá muito para as novas funções que assumem hoje. Parabéns e sucesso.”

Sucessor do desembargador João Ziraldo Maia, o novo presidente do TRE-RJ entrou no teatro da ABL acompanhado pelas desembargadoras eleitorais Daniela Bandeira, Márcia Ferreira Alvarenga e Kátia Valverde Junqueira. O desembargador Henrique Figueira ressaltou que atuará com transparência, responsabilidade e imparcialidade, a fim de assegurar que a democracia não seja apenas um princípio, mas a bússola que norteia cada uma das ações.

“Ao assumir esse relevante cargo, o faço com disposição ímpar de realizar gestão eficiente, objetivo para o qual se faz indispensável e essencial a importante colaboração dos magistrados integrantes desta Corte e do seu qualificado corpo de servidores, além de todos os partícipes das funções essenciais da Justiça Eleitoral. A Justiça Eleitoral enfrenta inúmeros desafios, devemos em cada eleição angariar a confiança da sociedade”, disse.

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para contribuir para a Justiça Eleitoral fluminense, de manter sua reputação de excelência. É com profundo respeito e comprometimento que assumo a responsabilidade como presidente do TRE. Neste momento ímpar, reafirmo o meu compromisso inequívoco de zelar pela regularidade do pleito e pelo adequado funcionamento dos serviços eleitorais”, afirmou o desembargador Henrique Figueira.

Novo vice-presidente e corregedor eleitoral, o desembargador Peterson Barroso foi conduzido ao local pelos desembargadores Helda Meireles, Claudio Mello Tavares, Nagib Slaibi Filho e Fernando Chagas. “Para o próximo pleito, com a verdade e a boa vontade, tudo se resolverá bem e a Justiça Eleitoral estará presente e atenta para atingir a sua finalidade existencial, tal como sempre ocorreu no Estado do Rio de Janeiro”, destacou.

Estiveram na solenidade o governador Cláudio Castro; o ministro Antonio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); os desembargadores Caetano da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), e Suely Lopes Magalhães, 2ª vice-presidente do TJ; o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; e o promotor Luciano Mattos, procurador-geral de Justiça.

Trajetórias

Carioca, o desembargador Henrique Figueira é magistrado desde 1988. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1978, atuou em Varas Cíveis e de Fazenda Pública na capital. Foi juiz auxiliar da presidência (2001 a 2003) e da 3ª vice-presidência do TJ (1996 a 1999). Desembargador desde 2003, o magistrado presidiu o Tribunal de Justiça (2021/2022), a Mútua dos Magistrados (2009 a 2012) e atuou como diretor-adjunto da AMAERJ (1994 a 1996 e 1998 a 2000).

Nascido em Santo Antônio de Pádua (Noroeste Fluminense), o desembargador Peterson Barroso Simão graduou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1981. Atuou como juiz de 1992 a 2013, quando foi promovido a desembargador. Atualmente, é presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB). Por dois mandatos, presidiu a Regional da AMAERJ em Niterói.

Leia também: Magistrados confraternizam em Regionais da Associação
Curso de extensão ‘Recursos Cíveis’ terá magistrados do TJ-RJ como professores
Diretor da AMAERJ faz palestra para novos juízes do Rio Grande do Sul