Magistrado há 29 anos, o desembargador Gilberto Clóvis Farias Matos tomou posse como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Com mandato até 2024, ele assumiu a vaga decorrente do término do biênio do desembargador Antonio Carlos Nascimento Amado.
Ao discursar na solenidade, na última quarta-feira (26), o presidente do TRE, Elton Leme, destacou o currículo e a experiência profissional na área eleitoral do novo integrante da Corte. “É uma grande honra termos como membro no Tribunal uma pessoa com sua história e conhecimento jurídico. Tenha as minhas calorosas boas-vindas.”
O vice-presidente do TRE e corregedor eleitoral, Ziraldo Maia, estudou com Gilberto Matos na Universidade Federal Fluminense (UFF). “Já naquela época mostrava o seu conhecimento, denodo e foco. Que bom que está aqui conosco”, disse.
Gilberto Matos destacou “a honra e o desafio” de integrar o TRE-RJ. Ele relembrou sua trajetória como juiz eleitoral, na contagem de votos manuais e na fiscalização de propaganda. “Os desafios agora são outros, vou me dedicar para fazer o meu melhor.”
Membro da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), Gilberto Matos é graduado em Direito pela UFF. Ingressou na Magistratura fluminense em 1993. Foi titular de Zonas Eleitorais em Paraty, Rio das Flores e São Gonçalo. Integrou o TRE-RJ, como membro suplente, de 2011 a 2013.
Leia também: AMAERJ sorteará vagas para o Congresso Brasileiro de Magistrados
‘Juízes sem esperança não guardam a Constituição’, diz Luiz Fux
Associação parabeniza magistrados pelos 21 anos do 33º Concurso