O desembargador Gilberto Matos participou de sua última sessão plenária como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), na quinta-feira (25). O magistrado encerrou mandato de dois anos na classe de desembargador estadual.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Figueira, prestou homenagem ao colega. “O desembargador Gilberto é uma daquelas unanimidades, não apenas em termos de gentileza e carisma, mas em inteligência e profundo conhecimento da matéria jurídica”, afirmou o presidente da Corte eleitoral.
Em seu breve discurso de despedida, o desembargador Gilberto Matos agradeceu o convívio com os membros do TRE, que definiu como enriquecedor. “Foi uma experiência que me fez crescer, não só na minha carreira mas também em espírito”, ressaltou.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Peterson Barroso Simão, também fez questão de elogiar o colega. “Tem as melhores características de um grande julgador. É sensível, justo e enxerga o lado humano da questão”, disse.
Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Gilberto Matos ingressou na Magistratura em 1993 e foi promovido a desembargador em 2014. Na Justiça Eleitoral, foi titular de zonas eleitorais em Paraty e Rio das Flores. Em São Gonçalo, foi o responsável pelo registro de candidatura nas eleições municipais de 2018 e pela fiscalização da propaganda em 2010. Integrou a Corte do TRE-RJ, como membro suplente, de 2011 a 2013.
A desembargadora Maria Helena Pinto Machado foi eleita em novembro de 2023 para assumir a vaga de membro substituto.
Leia também: Presidente Eunice Haddad prestigia posse da nova diretoria da Associação do Paraná
Dirigentes da AMAERJ e da EMERJ tratam de parcerias entre as instituições
Inteligência artificial é tema de curso para magistrados