Notícias | 10 de março de 2025 17:13

Desembargador Fernando Antonio de Almeida é homenageado em despedida

Desembargadores Luiz Zveiter, Fernando Antonio de Almeida e Ricardo Couto | Foto: Rosane Naylor

Após 37 anos de dedicação ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o desembargador Fernando Antonio de Almeida se despediu dos colegas nesta segunda-feira (10), na sessão do Órgão Especial. O magistrado, que se aposentará compulsoriamente, recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na homenagem.

A comenda foi entregue pelos desembargadores Ricardo Couto, presidente do TJ-RJ, e Luiz Zveiter, decano da Corte.

O desembargador Henrique Figueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e colega de concurso do homenageado, discursou em nome do Tribunal.

“É com muita honra que recebo a missão de saudar essa figura ímpar e especial, que é o desembargador Fernando Antonio de Almeida. Exerceu a Magistratura com brilho incomparável e exemplares correção, retidão e justiça, sentido maior da nossa função. A sua chama continuará a brilhar. Desembargador Fernando, continue sendo feliz. Vossa excelência é um colega por quem todos têm alta estima, um colega muito respeitável. Infelizmente vossa excelência não poderá ficar no convívio diário conosco, mas estará sempre na nossa companhia e nos nossos corações”, afirmou.

Desembargador Henrique Figueira discursou | Foto: Rosane Naylor

O presidente Ricardo Couto também saudou o homenageado. “Desembargador Fernando, todos nós temos aqui a agradecê-lo, seja a Magistratura, por tudo o que vossa excelência representa, seja a advocacia e os jurisdicionados, por todos os votos e toda a dedicação durante esses 36 anos. Esperamos que essa nova etapa seja iluminada como foi a atual dentro do Judiciário. Muito obrigado, desembargador Fernando.”

O homenageado se disse imensamente agradecido. “Não foi fácil chegar até essa cadeira que estou. Família humilde e poucas oportunidades. Minha primeira profissão foi empalhador de cadeira, depois trabalhei em banca de jornal e ingressei na faculdade. Essa homenagem me toca muito, fico muito emocionado. O mais difícil é perder o convívio com meus nobres colegas e amigos. Muito obrigado pela homenagem”, disse o magistrado.

O desembargador Fernando Antonio de Almeida formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1979. Atuou como advogado até 1988, quando ingressou na Magistratura fluminense. Foi juiz nas Comarcas de Paraíba do Sul, Volta Redonda, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Promovido a desembargador em 2012, integra a 6ª Câmara Criminal. O magistrado completará 75 anos no próximo dia 16.

Desembargador Fernando Antonio de Almeida | Foto: Rosane Naylor

Leia também: Ministro Luiz Fux será homenageado na EMERJ em evento sobre os 10 anos do CPC
Seminário na FGV reunirá ministros do STJ e desembargadora do TJ-RJ
Mestrado da Enfam oferece 20 vagas para magistrados estaduais e federais