Justiça com as próprias mãos? Olho por olho, dente por dente? Assuntos recorrentes nos dias atuais serão abordados pelo desembargador Claudio dell’Orto, da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), no terceiro encontro do ciclo de debates “A Visita da Velha Senhora: 50 anos depois”. O evento será promovido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) na quinta-feira (15), na sala Multiuso do CCPJ-Rio, no Antigo Palácio da Justiça. O tema do debate será “Justiça X Justiçamento” e começa logo após a peça A Visita da Velha Senhora, marcada para às 19h. A entrada é franca.
O antropólogo Luiz Eduardo Soares foi o segundo participante do ciclo de debates e abordou na quinta-feira, dia 8, o tema “Corrupção: essa velha senhora”. Para ele, o DNA da corrupção no Brasil vem da relação entre o público e o privado. “Os sentimentos e a ética ficam restritos à área privada. No público o que prevalece é a causa; os fins justificam os meios. Sacrificam-se todos os valores, as lealdades, os pruridos em nome da nobreza da causa”, enfatizou.
De acordo com o antropólogo, a ética está muito próxima da estética e seria ingênuo acharmos que somos capazes de criar um código de ética ideal, mas que isso não pode servir de desculpas para fazermos tudo. “Temos uma constituição que é ótima, avançada e temos hoje o exemplo de um juiz de primeira instância que enfrentou a elite brasileira e isso mostra que as instituições se putrefam, mas ao mesmo tempo se renovam”, destacou Luiz Eduardo Soares.
O antropólogo tem uma forte ligação com o teatro. Escreveu, com Domingos de Oliveira e Márcia Zanelato, a peça Confronto e a adaptação para o teatro de seu livro, Tudo ou Nada. Ele elogiou a montagem da “A Visita da Velha Senhora” e disse que os temas ética e moralidade se reiteram em vários textos da dramaturgia clássica.
Confira a programação de debates do CCPJ-Rio:
Dia 15/10 – desembargador Claudio dell’Orto (Justiça X Justiçamento)
Dia 22/10 – psicanalista Silvia Alexim Niunes (Paixão&Traição/Ressentimento&Vingança),
Dia 29/10 – diretor teatral Bruce Gomlevsky (A contemporaneidade dos clássicos).
Fonte: TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas