O desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente da 11º Câmara Cível do TJ-RJ, redigiu um artigo sobre a primeira sessão do Órgão Especial presidida pela desembargadora Leila Mariano. No texto o magistrado enfatiza a profunda alegria e satisfação em presenciar o momento e faz menção à Madre Teresa de Calcutá.
Des. Claudio de Mello Tavares
Veja o artigo na íntegra:
Homenagem à Desembargadora Leila Mariano
Claudio de Mello Tavares*
“Excelentíssima Senhora Presidente, peço a palavra para manifestar a minha alegria e satisfação em vê-la presidindo a 1ª Sessão do Órgão Especial, na qualidade de Presidente deste Egrégio Tribunal de Justiça, que, após 250 anos de existência, tem uma mulher como chefe do Poder Judiciário Estadual.
Neste momento, acho oportuno citar Madre Teresa de Calcutá, mulher plena de Amor e cheia de poder que nos ensinou, em oração e ação, o seu poema da paz:
‘O dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O obstáculo maior? O medo
O erro maior? Abandonar-se
A raiz de todos os males? O egoísmo
A distração mais bela? O trabalho
A pior derrota? O desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
O que mais faz feliz? Ser útil aos demais
O mistério maior? A morte
O pior defeito? O mau humor
A coisa mais perigosa? A mentira
O sentimento pior? O rancor
O presente mais belo? O perdão
O mais imprescindível? O lar
A estrada mais rápida? O caminho correto
A sensação mais grata? A paz interior
O resguardo mais eficaz? O sorriso
O melhor remédio? O otimismo
A maior satisfação? O dever cumprido
A força mais potente do mundo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A coisa mais bela de todas? O amor.’
Estou convicto de que o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro continuará sendo o mais célere do Brasil, como vem sendo reconhecido e, acima de tudo, distribuindo justiça aos seus jurisdicionados, pois Vossa Excelência, além de ser uma mulher digna, inteligente, honrada e profissional reconhecidamente competente, está extremamente preparada para o exercício de tão importante cargo, vindo atuando junto às Administrações passadas como colaboradora e orientadora, como é sabido por todos neste Tribunal de Justiça.
Que Deus lhe dê saúde, força e iluminação para o exercício de tão nobre missão à frente da administração deste Poder Judiciário Estadual.”
* Claudio de Mello Tavares, que ingressou na magistratura em 1998, é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e presidente da 11ª Câmara Cível.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj