O desembargador Alexandre Freitas Câmara, presidente do Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (NUCCOP), lançou o livro “Cooperação Judiciária Nacional – Teoria e Prática”.
O autor destacou a importância da cooperação judiciária. “Quando fui apresentado ao tema da cooperação judiciária, percebi que ele seria capaz de mudar a forma como o exercício das atividades do Poder Judiciário se desenvolve. A pesquisa teórica e a vivência prática da cooperação judiciária me permitiram ver que se estava a entrar em um novo mundo. Uma atuação eficiente do Poder Judiciário seria possível, com a desburocratização de atos processuais, a simplificação de procedimentos e, mais importante, a construção de resultados ótimos e constitucionalmente legítimos”, ressaltou.
“Com a edição da Resolução 350, todos os Tribunais tiveram de criar seus Núcleos de Cooperação Judiciária na tentativa de construir para o Poder Judiciário brasileiro uma política pública de cooperação judiciária nacional. Acredito firmemente que a cooperação judiciária não é o futuro, mas o presente da atividade do Poder Judiciário. Por isso resolvi escrever este pequeno trabalho, com o qual busco compartilhar com a comunidade jurídica a experiência de quem vive a cooperação e nela acredita. Assim, busco deixar mais uma contribuição para aqueles que, como eu, acreditam que o Direito Processual e as atividades do Poder Judiciário podem contribuir firmemente para a construção de uma sociedade melhor”, frisou.
A obra é publicada pela Editora Atlas, do Grupo Editorial Nacional (Gen). Clique aqui para adquirir o livro.
Magistrado há 16 anos, o desembargador Alexandre Câmara é doutor em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e professor de Direito Processual Civil da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) e da Escola da Magistratura (EMERJ).
Leia também: Band destaca iniciativa da AMAERJ e de magistrados do Rio para ajudar o TJ-RS
Tribunal Pleno votará lista do MP e criação de quatro Câmaras de Direito Público
Palestra na EMERJ lembrará a vida e a obra do desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes