O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) foi sorteado, nesta quinta-feira (1º), o relator do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). O sorteio aconteceu no plenário do Tribunal Pleno durante a sessão inaugural do Tribunal Especial Misto, integrado por magistrados e parlamentares. Os membros do colegiado aprovaram o roteiro do julgamento.
“Deve-se ter em mente que, a partir deste momento, somos todos julgadores, juízes de um tribunal onde se espera e se almeja justiça. Este Tribunal Especial Misto sabe de seus compromissos e suas responsabilidades e não desertará desse encargo. A tarefa é difícil, sabemos bem, mas não deixaremos em desalento o direito e a ética que a Constituição impõe. Este é verdadeiramente o nosso papel”, afirmou o presidente do Tribunal Misto e do TJ, Claudio Mello.
Também integram o Tribunal Misto os desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho, Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva, Teresa de Andrade Castro Neves, Inês da Trindade Chaves de Melo e Maria da Glória Oliveira Bandeira de Mello e os deputados estaduais Alexandre Freitas (Novo), Chico Machado (PSD), Dani Monteiro (PSOL) e Carlos Macedo (Republicanos).
O governador está afastado enquanto o Tribunal Misto analisa a questão. Witzel perderá o cargo se sete dos dez votos forem pela condenação.