Interrompido há mais de dois anos por causa da pandemia de Covid-19, o “Juristur – Conhecendo o Judiciário” retomará as visitas de universitários e alunos dos ensinos médio e fundamental ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Na próxima segunda-feira (30), o programa receberá cerca de 50 estudantes de ensino médio da Escola Modelar Cambaúba, da Ilha do Governador (Zona Norte).
Na visita, os alunos conversarão com magistrados e conhecerão as dependências do TJ-RJ, como o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri e os plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno. O programa é coordenado pelo juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, que recepciona os estudantes, explica a organização judiciária e relembra processos julgados pelo TJ.
No último ano de realização, em 2019, o Juristur recebeu 437 visitantes. As faculdades e escolas interessadas em inscrever os estudantes para participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail juristur@amaerj.org.br.
O Juristur é uma iniciativa da AMAERJ. Foi criado em 1996 com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. O programa oferece a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o Fórum, o funcionamento e a estrutura dos órgãos do Poder Judiciário, contribuindo de forma eficaz para a sua formação acadêmica.
Leia também: G1 destaca a abertura de inscrições do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli
AMAERJ organiza palestra sobre Previdência para novos juízes
Presidente da AMAERJ integra força-tarefa no Senado pela VTM