Conversas com magistrados sobre a memória do movimento associativo, a carreira da Magistratura e a presença feminina no Poder Judiciário, além de exibição e debate de filme são alguns dos eventos que o Departamento Cultural da AMAERJ tem organizado. Novos encontros serão realizados em setembro e outubro, no Auditório da Associação.
Dirigido pelo desembargador Wagner Cinelli, o Departamento Cultural promoveu em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a “Roda de Conversa: Mulheres na Magistratura”. O evento contou com a participação da presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad; e das desembargadoras Leila Mariano, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) no biênio 2013/2014; Letícia Sardas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) em 2013; e Ana Maria Pereira, presidente da 17ª Câmara de Direito Privado do TJ.
Na ocasião, as magistradas falaram sobre os desafios, obstáculos e preconceitos enfrentados pelas juízas ao longo da carreira, as conquistas alcançadas no decorrer dos anos e a crescente presença feminina no Judiciário.
AMAERJ Cine Debate
O novo projeto do Departamento Cultural é o AMAERJ Cine Debate. Em 17 de setembro, haverá a exibição do filme “Um Dia Qualquer” e debate com o diretor do longa-metragem Pedro Von Krüger.
Lançado em 2022, o filme aborda temas como desigualdade social, violência, milícia e corrupção. O longa foi premiado no “Cine No Visto – Festival de Cine Independiente de Linares”, da Espanha, nas categorias de “Melhor Direção” e “Melhor Som”, e no Overcome Film Festival, dos EUA, nas categorias “Melhor Filme de Ficção Internacional”, “Melhor Ator” e de “Melhor Atriz”.
O filme originou uma série homônima, que chega à segunda temporada na plataforma de streaming Max.
O evento no Auditório da AMAERJ acontecerá de forma híbrida, das 10h às 12h30. O longa será exibido aos presentes, seguido de bate-papo com o diretor. Os associados também poderão assistir ao filme antes do encontro, por meio de link concedido com antecedência pela Associação, e participar do debate por videoconferência.
O desembargador Wagner Cinelli ressaltou a importância das ações do Departamento Cultural para reunir os colegas.
“O Departamento Cultural, através das rodas de conversa, bem como do novo projeto do cine debate, propicia o estreitamento de vínculo entre os associados pela via de encontros com temas associativos e/ou relacionados ao Direito e à sociedade”, disse o desembargador.
Leia também: Dirigentes da AMAERJ prestigiam última sessão do ministro Luis Felipe Salomão no CNJ
Ministro Luiz Fux e desembargadores do Rio estarão em seminário sobre patentes
Presidente Eunice Haddad acompanha cerimônia de adesão do TJ-SP ao Eproc