Brasil | 07 de maio de 2018 17:13

Para Fux, há ‘obrigação constitucional de atualizar o salário do juiz’

Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Fux concedeu entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, da GloboNews, exibida na sexta-feira (4). Ele falou sobre foro privilegiado, eleições, independência do Judiciário, férias dos magistrados e auxílio-moradia. Fux defendeu o reajuste do subsídio da magistratura.

“Defendo que haja o cumprimento pelo Governo da sua obrigação constitucional de atualizar o salário do juiz, e acabar com os penduricalhos”, disse o ministro.

Leia também: Renata Gil defende magistratura unida
Para procurador Dallagnol, o voto é a salvação do Brasil
Luta contra a corrupção leva décadas, diz Matthew Stephenson, de Harvard

Sobre as férias dos magistrados, Fux afirmou que nenhum juiz tem condições de descansar em todo o período. “Um é para descansar, o outro para colocar o serviço em dia. O volume de processos no Brasil é absolutamente incomparável no mundo inteiro. O STF tem 70 mil recursos para julgar. A Suprema Corte americana tem 70 e lá os juízes têm 90 dias de recesso.”

O ministro ainda destacou que ‘o TSE está bem aparelhado para o combate preventivo e repressivo das fake news’. “Temos uma força-tarefa dividida em três frentes: a área de inteligência, o comitê de imprensa e o comitê pluripartidário”, afirmou.

Veja a íntegra da entrevista.