Promovida a desembargadora, Cristina Serra Feijó tomou posse nesta segunda-feira (2) no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, participou da solenidade, que reuniu magistrados, amigos e parentes da empossada.
Cristina Feijó entrou no plenário acompanhada dos desembargadores Ricardo Couto e Jacqueline Montenegro. Magistrada há 28 anos, ela descreveu a sensação de chegar ao 2º grau.
“Quero agradecer, em primeiro lugar, à vida, imensamente. Faço um agradecimento a todas as pessoas que gostam de mim e ajudaram nesta caminhada, que é muito difícil. Hoje, tenho a sensação de muita felicidade, de ter chegado ao lugar que queria muito, e uma ansiedade muito grande pelo que vem à frente. Sei que o desafio é grande, é uma nova carreira, um novo olhar. Cheguei, que o futuro venha, muito obrigada por me receberem nesta Casa”, disse.
Ao discursar, o presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, deu as boas-vindas à magistrada.
“As posses são sempre momentos de muita alegria e confraternização. Notamos que esta tem motivo mais especial pelas presenças aqui. Como temos colegas, amigos e familiares participando da posse. Cristina Feijó, você é uma pessoa querida e que quer bem a todos, que espalha bondade e bem-querer. Muito bem-vinda a essa nova fase, que tenho certeza será plena de sucesso absoluto. Toda a capacidade técnica, o conhecimento e a experiência estão imbuídos em vossa excelência”, afirmou Figueira.
A desembargadora Maria Helena Pinto Machado enalteceu as qualidades da colega e relembrou os tempos da faculdade.
“Conheço Cristina Feijó desde os corredores da Uerj [Universidade do Estado do Rio de Janeiro] porque fomos contemporâneas na universidade. Destaco que já naquela época o talento da magistrada e então estudante era evidente. Estudiosa, sempre se destacava. Essa colega por todos é admirada. A nova desembargadora tem perfil de elevada produtividade, grande conhecimento, equilíbrio, retidão de caráter e, portanto, muito tem a acrescentar a essa Corte de Justiça.”
Cristina Serra Feijó
A nova desembargadora Cristina Serra Feijó formou-se em Direito na Uerj em 1988. É mestre em Gestão Executiva Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista em Direito Civil Constitucional pela Uerj.
Atuou como defensora pública de 1989 a 1993, quando ingressou na Magistratura fluminense. Passou pelas Comarcas de Cantagalo, Miguel Pereira e Rio. Foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça (2002-2003) e da 3ª Vice-Presidência do TJ-RJ (2007 a 2009).
Compôs o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) de 2017 a 2019. Atualmente, no TJ, Cristina Serra Feijó era titular da 33ª Vara Cível e juíza substituta em segundo grau (JDS) na 15ª Câmara Cível. Ela foi promovida por merecimento na vaga aberta com o falecimento do desembargador Antônio Jayme Boente, este ano.
Leia também: Órgão Especial promove juíza Cristina Feijó a desembargadora
Juiz do TJ-RJ é homenageado pela Câmara de Vereadores do Rio
Ex-presidente da AMAERJ é finalista de prêmio do jornal O Globo